Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Coletânea sobre o novo CPC é lançada no TJPE

Participantes lado a lado após lançamento

Obra conta com a participação de magistrados e servidores do Tribunal

Foram lançados, em 15 de março, os volumes III e IV da Série “Estudos Contemporâneos sobre o Novo Código de Processo Civil”. A obra coletiva traz artigos de mais de 50 pós-graduandos e professores do curso de especialização em Direito Processual Civil Contemporâneo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre os autores, estão magistrados e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); além dos professores Mateus Pereira, José Adrice Júnior e Frederico Koehler. A coleção tem a coordenação do professor Sergio Torres Teixeira, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O lançamento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede do Judiciário estadual, no Recife. Confira mais fotos do evento no perfil do Judiciário estadual no Flickr.

A coletânea, publicada pela editora Nossa Livraria, apresenta artigos que tratam sobre temas de repercussão e interesse geral trazidos pelo novo CPC, como negócios jurídicos processuais; distribuição dinâmica do ônus da prova; e de fundamentação da decisão e precedentes judiciais. O juiz José André Machado faz a apresentação do Volume III, enquanto a abertura do Volume IV de autoria do juiz Breno Duarte.

O presidente do TJPE, desembargador Adalberto Oliveira, falou do orgulho pela contribuição de magistrados e servidores do Tribunal na elaboração da publicação. “Aqui no Palácio da Justiça, neste Salão Nobre, a comunidade jurídica está em festa e de parabéns pelo magnífico trabalho lançado. Tenho a mais absoluta certeza da qualidade, da relevância e da atualidade científica dos textos. Por se tratar da análise de regras processuais, o leitor tem a oportunidade de estar em contato direto, claro e objetivo com os detalhes desse novo modelo de normas”, elogiou. O lançamento contou com a participação de juízes, servidores e dos desembargadores Jorge Américo e Daisy Andrade.

O desembargador Sérgio Torres mencionou a importância dos temas abordados na obra. “O Código de Processo Civil de 2015 tem cinco eixos temáticos e esses dois volumes envolvem textos sobre cada um desses cinco eixos. Isso é muito importante para que os profissionais consigam desenvolver uma base teórica para, então, colocar em prática na sua atuação, como redação de peças e sentenças. Os alunos fizeram ótimas escolhas, temos textos variados, envolvendo questões que são extremamente úteis na prática forense”, enfatizou.
..........................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira