Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Comitiva do TJPE participa de fórum sobre mediação e conciliação

Magistrados do TJPE sentados lado a lado

Juiz Saulo Fabianne; desembargadores Jones Figueirêdo, Erik Simões e Evandro Magalhães; e juiz Alberto Freitas

Magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) estão em Brasília (DF), até esta sexta-feira (21/9), onde participam do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec). A abertura do evento foi realizada pela conselheira Dalcide Santana nesta quinta (20/9).

Na ocasião, o TJPE é representado pelo coordenador-geral e pelo coordenador adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), respectivamente, desembargador Erik Simões e juiz Alberto Freitas; e pelos integrantes da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), composta pelo desembargador Jones Figueirêdo, diretor-geral; pelo desembargador Evandro Magalhães, vice-diretor e também presidente do Comitê Estadual de Saúde; e pelo juiz Saulo Fabianne, supervisor da instituição de ensino.

Solução de conflitos – O TJPE é um dos tribunais de todo o Brasil engajado na 13ª Semana Nacional da Conciliação, que ocorre entre os dias 5 e 9 de novembro. Os interessados em solucionar os processos judiciais e conflitos poderão se cadastrar, até o dia 5 de outubro, por meio do formulário de inscrição online disponível AQUI

As empresas também podem se cadastrar, entrando em contato pelo e-mail snc2018.nupemec@tjpe.jus.br e pelo telefone (81) 3181-0461. Magistrados de todas as unidades também irão cadastrar processos passíveis de conciliação. O foco em 2018 serão casos envolvendo processos de Família e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

No Judiciário estadual, o evento realizado no ano passado, marcou o melhor número de valores homologados no TJPE em relação às edições anteriores, com aproximadamente 23 milhões de reais em acordos. No total, foram realizadas 8.094 audiências e homologados 3.902 acordos em cinco dias, o que equivale a um índice de conciliação de 48%.

Durante a mobilização deste ano, o Nupemec/TJPE repetirá o esforço concentrado para solucionar o maior número possível de conflitos, por meio de acordo entre as partes. As sessões de conciliação serão realizadas nas Varas Cíveis e Criminais, nos Juizados Cíveis e Criminais, nos 18 Centros Judiciários de Solução de Conflitos de Pernambuco e nas 32 Câmaras Privadas de Conciliação instaladas em todo o Estado.
.......................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Cortesia