Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Desembargador e juiz do TJPE são homenageados pela OAB-PE

Juiz Clicério Bezerra e desembargadores Adalberto de Oliveira Melo (presidente do TJPE) e Stênio Neiva

Juiz Clicério Bezerra e desembargadores Adalberto de Oliveira Melo (presidente do TJPE) e Stênio Neiva

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Stênio Neiva, e o juiz da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, Clicério Bezerra, receberam a Medalha Antônio de Brito Alves, título pela primeira vez outorgado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco a magistrados do Judiciário estadual. Eles foram escolhidos através de votação realizada por advogados, pela qualidade de desempenho e pela urbanidade. A solenidade foi realizada em 23 de agosto no Auditório Fernando Santa Cruz, na nova sede da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Confira mais fotos na página da Ordem.

“É a primeira comenda jurídica em Pernambuco onde os homenageados foram escolhidos por indicação livre e direta dos advogados. A medalha Antônio de Brito Alves é o reconhecimento a juízes, juízas, desembargadores e desembargadoras pelas suas atividades judicante e pela disponibilidade e cordialidade no atendimento aos profissionais da advocacia, aos jurisdicionados e às jurisdicionadas”, destacou o presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte. A eleição dos agraciados ocorreu entre a segunda quinzena de julho e a primeira semana deste mês de agosto.

“Foi escolha por votação dos advogados, mas entendo que a homenagem é ao Judiciário como um todo, e vem em boa hora, já que estamos vivendo um momento de descrédito de todo homem que exerce função pública, sem distinção”, declarou o desembargador Stênio Neiva. Na cerimônia, também foram agraciados com a medalha o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Manoel de Oliveira Erhardt, e a juíza da 5ª Vara Federal, Nilcéa Maria Barbosa Maggi. Pela Justiça do Trabalho, receberam a medalha o desembargador Sergio Torres Teixeira e o juiz Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa. 

Todos os agraciados com a Medalha Antônio de Brito Alves

Integrantes da OAB-PE e homenageados com a Medalha Antônio de Brito Alves
 
Medalha – Nascido no Recife em 15 de maio de 1921 e graduado em 1947 pela Faculdade de Direto do Recife, Antônio de Brito Alves atuou na defesa de presos políticos e de perseguidos pela ditadura no Brasil na segunda metade do século XX. O jurista integrou a Academia Pernambucana de Letras e foi um dos responsáveis pela implantação do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Em 1986, Antônio de Brito Alves assumiu a função de desembargador do TJPE. O magistrado faleceu em 23 de abril de 1991.
.............................................................................. ...................................
Texto: Redação | Ascom TJPE - Com informações do site da OAB-PE
Foto: Cortesia