Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Desembargador Fernando Cerqueira participa de lançamento da obra “Memorial de Ministros”

Magistrados reunidos no TJSP

Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos (direita) representou o TJPE 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, na condição de apresentador da obra histórica de interesse da magistratura nacional e dos tribunais brasileiros, participou da solenidade de lançamento da obra “Memorial de Ministros – Catálogo Alfabético dos Ministros de Letras”. O evento aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no dia 18 de setembro.

A obra é de autoria dos monges Luís de São Bento e Antônio Soares, com estudo e transcrição do professor Nuno Camarinhas, e apresenta a relação dos juízes e desembargadores que judicaram no Brasil no período de 1544 a 1822. É coedição da Biblioteca Nacional de Portugal e do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

A publicação original foi encontrada na biblioteca do Mosteiro de Alcobaça, em Portugal. O “Memorial de Ministros” é composto por dois volumes, com 1944 páginas no total, que reúne a relação nominal de 6600 juízes e desembargadores, todos com formação na Universidade de Coimbra ou em outras instituições europeias, que foram escolhidos em concurso pelo rei de Portugal para atuarem no Brasil.
.............................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Revisão: Ivone Veloso | Ascom TJPE