Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Estudantes participam do Portas Abertas e palestra no TJPE

Os estudantes visitaram a sala dos desembargadores no Palácio da Justiça

Os estudantes visitaram a sala dos desembargadores no Palácio da Justiça

Universitários do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau), campus Piedade, participaram do Portas Abertas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, e de palestra com o desembargador Évio Marques. A atividade ocorreu no fim de outubro. Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/Kezc6rvECooaALRR6.

A visita feita através do Portas Abertas e mediada pela servidora do Cerimonial, Andrea Cavalcanti, teve como objetivo fazer conhecer a história do Tribunal, mostrar a rica arquitetura do Palácio, com salões, acervo de bens móveis, esculturas, porcelanas e vitrais que revelam a arte mantida através de gerações. Além da parte histórica, também foram explicadas algumas das atividades realizadas no prédio.

Ao final da visitação os universitários se dirigiram para o auditório do Edifício Paula Baptista, vizinho ao Palácio, para assistir à palestra ministrada pelo desembargador Évio Marques. Com a intenção de aproximar os universitários da realidade jurídica e a parte técnica apresentada na prática, o magistrado falou sobre a composição do TJPE, suas experiências e carreira no Direito, a função dos desembargadores e o funcionamento dos plantões judiciários.

O desembargador Évio Marques destacou que “sempre é importante que as faculdades tenham essa interação entre a entidade governamental e a escola [de Direito]; e fomentar esse tipo de atividade, porque isso aproxima o alunado do que ele vai enfrentar e firma mais o entendimento dele de que está no caminho certo”.

No fim, foram sorteados três livros com temática jurídica para os alunos presentes com o propósito de auxiliá-los na vida acadêmica. Os graduandos saíram satisfeitos e comentaram sobre a relevância das dúvidas tiradas, como salientou o estudante Evaldo Mozart. “Conhecer a história, a entrada dos processos, como funcionam as audiências que estão tendo e que são de nosso interesse foi muito importante.”

Porta Abertas – Qualquer cidadão pode marcar uma visita pelo Palácio da Justiça de Pernambuco. É necessário mandar um e-mail para relacoespublicas@tjpe.jus.br preenchendo o campo assunto com “SOLICITAÇÃO DE VISITA GUIADA”, informando se é um grupo/escola/universidade, o nome da instituição ou grupo, o número de visitantes, motivo da visita, o dia e horário desejado e alguns dados como o nome, e-mail e telefone celular do responsável pelo grupo. É preciso aguardar a confirmação da visita pelo e-mail.

Os dias disponíveis são terças, quartas e sextas-feiras, às 10h ou às 15h. Para mais informações: (81) 3182-0292.

.....................................................................................................................
Texto: Aryagne Lopes | Ascom TJPE
Fotos: Silla Cadengue | Cacoete Produções | Ascom TJPE