Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Fórum do Recife vira sala de aula para estudantes de olho no ensino superior

Estudantes sentados de frente para professores e integrantes do TJPE

Até o Enem, 25 jovens da Orquestra Criança Cidadã terão aulas preparatórias para o exame

Professor, médico, jornalista, administrador, juiz, músico... Os sonhos de 25 integrantes da Orquestra Criança Cidadã (OCC) ganharam um importante apoio para se tornarem realidade. Em 25 de março, em sala localizada no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, os jovens passaram a fazer parte de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As aulas são oferecidas por uma equipe de 20 professores e coordenadores do Colégio Cognitivo, parceiro do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na ação social. 

As aulas de português, matemática, química, física, história, geografia e tantas outras disciplinas acontecem de segunda a quinta-feira, durante o turno da noite, até a véspera do Enem, previsto para acontecer no final do ano. O local das aulas, no Fórum do Recife, também recebe mais de 100 estudantes do programa Justiça Libertadora, que recebem aulas de inglês e informática a partir de parceria entre o TJPE, a OCC e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

No canto esquerdo da foto, o luthier Jefferson de Lima também deseja estudar na área de tecnologia

No canto esquerdo da foto, o luthier Jefferson de Lima também deseja estudar na área de tecnologia

Construtor de instrumentos para a orquestra, um dos estudantes do programa, batizado de Prepara COG, é Jefferson Luís de Lima. “Eu fazia faculdade, mas não pude continuar no curso. Aí eu pretendo fazer o Enem e voltar para o curso de Sistemas da Informação de onde parei, no quarto período. Eu estou muito feliz com a oportunidade de aprender mais e conseguir realizar mais esse sonho”, disse o luthier de 22 anos responsável pela criação e manutenção de violinos e violas da Orquestra e que mora a mãe e três irmãos.

Estudantes e representantes das três instituições, TJPE, OCC e Cognitivo, na escadaria do Fórum do Recife, sorrindo para a foto, vestindo camisas brancas com detalhes azuis

Estudantes e representantes das três instituições: TJPE, OCC e Cognitivo

Durante a aula inaugural, estiveram presentes representantes das três instituições parceiras, a exemplo do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; do idealizador e coordenador-geral da OCC, juiz João Targino; e dos sócios-diretores do Cognitivo, professores Eduardo Belo, João Correia e Wendel Santos. "Quero parabenizar todos os envolvidos com este programa, mas especialmente vocês, estudantes. A superação de desafios é diária. Todo dia, um problema novo precisa ser resolvido. Mas, aproveitando as oportunidades, vocês terão o poder para alcançar melhores condições de vida. O mundo, para ser mais justo, precisa da dedicação, da criatividade, da inteligência e da realização dos sonhos de vocês”, declarou o presidente.
....................................................................................................
Texto e fotos: Francisco Shimada | Ascom TJPE