Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Justiça responde mais de 360 mil solicitações enviadas pelo aplicativo TJPE Atende

Logomarca do serviço TJPE Atende com sinais de canais de atendimento na parte de cima da arte

 O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comemorou, na quarta-feira (21/4), o primeiro aniversário de lançamento do aplicativo TJPE Atende, que possibilita o atendimento à distância dos jurisdicionados pelas unidades da Justiça estadual. Até o último dia 19/04, 33.829 usuários baixaram a segunda versão do TJPE Atende para seus celulares e demais equipamentos, e mais de 360 mil solicitações foram encaminhadas para as 600 unidades do Judiciário, dentre varas, gabinetes, juizados especiais, diretorias, e o Núcleo de Precatórios do TJPE, por exemplo. O app está disponível no Google Store e também na Apple Store.

"Nos últimos 30 dias, foram encaminhadas em média 2 mil solicitações diariamente, sendo que o número máximo delas atingiu a marca de 2.436 no dia 05 de abril", detalha a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJPE, Juliana Neiva, órgão responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Segundo ela, a disponibilização da tecnologia pela Setic teve como objetivo facilitar o acesso da população aos setores judiciais e administrativos do Tribunal no período de pandemia do novo coronavírus, deflagrada mundialmente desde o ano passado. "O aplicativo trouxe agilidade, facilidade e uniformização desta comunicação, o que consolidou a sua permanência", diz. Nestes 30 dias, o número de solicitações chegou a marca de 39.424.

 Cerca de 1.395 pessoas avaliaram o TJPE Atende pelo Google Play, resultando na nota atual de 4,3 em uma escala em que a nota máxima é 5. As solicitações mais frequentes encaminhadas ao TJPE Atende são: informação sobre andamento de atos judiciais; edição de alvará; agendamento de atendimento presencial; esclarecimentos sobre custas, e retificação do valor da causa em processos. Os requerimentos sobre o status de andamentos dos atos judiciais lidera a lista. Dentre as unidades do Poder Judiciário mais acionadas pelos usuários através do aplicativo, estão as diretorias judiciárias.

 Compromisso em tempos de pandemia - O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, destaca que o Judiciário pernambucano tem demonstrado seu compromisso com a população, se renovando para se adequar às mudanças ocorridas desde o início da pandemia. “Todos os setores do Tribunal estão comprometidos com o funcionamento pleno dos serviços da Justiça e vêm apresentando resultados significativos durante esse período. Nada disso seria possível sem a atuação estratégica da nossa Secretaria de Tecnologia e da disposição de todos aqueles que integram o Judiciário estadual”, afirma.

...........................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE