Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Mais de 900 atendimentos foram realizados na IX Ação da Cidadania

Mulher assina carteira de identidade

Em cinco dias, população teve acesso a serviços em diversas áreas

A IX Ação da Cidadania, promovida pela Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), totalizou 924 atendimentos. O evento contou com a parceria da Prefeitura do Recife, do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Aeronáutica, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Secretaria Estadual de Saúde. Confira mais fotos no Flickr do Judiciário estadual.

Entre os dias 24 e 28 de abril, os moradores da comunidade do Coque receberam serviços na área de saúde, como consultas médicas de pediatria, clínica-geral e urologia; atendimentos odontológicos; testes rápidos para HIV; aferição de pressão arterial; medição de glicose; e aplicação de vacinas. Na ocasião, também foi oferecida emissão de segunda via do documento de identidade, além de cadastramento e recadastramento no Programa Bolsa Família e do cartão VEM para livre acesso.

“A ação foi produtiva como as anteriores e vale ressaltar que a participação dos médicos da Aeronáutica possibilitou que fossem ofertados atendimentos médicos em mais especialidades. Tais ações, além de beneficiar a comunidade, aproximam o Poder Judiciário das pessoas”, conta a chefe do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas de Justiça e Cidadania, Djanira Carneiro.

Legislação – Prevista no artigo 15 da resolução nº 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa a promover o desenvolvimento de ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). 
...................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira