Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Mutirão conciliatório com moradores do antigo Conjunto Muribeca alcança índice de 96,43% em acordos

Na última semana, moradores do antigo Conjunto Habitacional Muribeca participaram de mutirão conciliatório no Fórum Desembargador Henrique Capitulino, em Jaboatão dos Guararapes. O evento, fruto da parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) - através do Núcleo de Conciliação - Nupemec -, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Caixa Econômica Federal (CEF), promoveu 121 audiências, encerrando 119 processos de mutuários que tiveram reconhecido o direito ao recebimento de indenizações.

O mutirão, que aconteceu no período de 16 a 20 de novembro, teve como objetivo beneficiar os antigos moradores do local, que tiveram que sair de seus imóveis, em razão do espaço residencial ter sido demolido por apresentar falhas na infraestrutura predial de suas unidades, com o iminente risco de desabamento. O número de conciliações alcançadas no evento correspondeu a mais de R$ 15 milhões em indenizações.

De acordo com informações do Núcleo de Conciliação - Nupemec do TJPE, 56 famílias compareceram ao mutirão no Fórum de Jaboatão dos Guararapes; e 65 famílias que não puderam estar presentes no evento, tiveram seus processos solucionados, através da juntada de homologações da Justiça federal.

Para o coordenador adjunto do Núcleo de Conciliação - Nupemec, juiz Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres, o êxito do projeto se deveu ao empenho de todos os envolvidos, servidores e juízes da Justiça estadual e federal; advogados; e representantes da Caixa Econômica Federal. “Todos trabalharam em sinergia, buscando oferecer o fim para anos de espera, através da solução de processos que aguardavam uma resposta final da Justiça. Agora, com a solução negociada, cada família poderá virar a página e escrever um novo capítulo em suas vidas. A conciliação é o caminho certo”, afirmou o magistrado.

.....................................................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Imagem: Divulgação