Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Nupemec/TJPE apresenta números da Semana Nacional da Conciliação à Presidência

A equipe do Nupemec realizou a entrega do relatório no gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça, mostrando números expressivos

Integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec/TJPE), entregaram ao presidente do Judiciário estadual, desembargador Adalberto Oliveira, em 5 de dezembro, o resultado final da Semana Nacional da Conciliação. A apresentação, realizada no Gabinete da Presidência, Palácio da Justiça, no Recife, incluiu a exibição de um vídeo contendo imagens das ações realizadas durante a iniciativa, além da entrega do relatório com os números alcançados pela 14ª edição do evento.

O TJPE participou da 14ª Semana Nacional da Conciliação entre os dias 4 e 8 de novembro, quando foram realizadas mais de 11,5 mil sessões de conciliação no estado. As partes conseguiram resolver conflitos de forma amigável em aproximadamente 5,6 mil sessões, com percentual de composições bem sucedidas em 48,1% das tentativas. O valor total homologado, em 2019, chegou a 38,6 milhões de reais. Além das audiências de conciliação, cerca de 23 mil pessoas foram atendidas durante a Semana, e a população foi beneficiada com aproximadamente 2,3 mil ações de cidadania, incluindo atendimentos de saúde, emissão de documentos, reconhecimentos de união estável, casamentos coletivos, palestras e cursos.  

O chefe do Poder Judiciário recebeu os resultados enfatizando a importância da solução pacífica dos conflitos como forma de harmonizar a sociedade. “A Conciliação possui um valor muito grande, pois gera um bem maior que é a pacificação das pessoas. Tudo começa com um acordo celebrado entre duas partes, mas vai além a partir do momento que se chega a um sentimento de harmonia. Quando os litigantes chegam a um entendimento, é dissolvida a origem do mal, da raiva e do ressentimento. Todos esses sentimentos vão embora, quando os conflitos são solucionados. A partir daí, conseguimos atingir o objetivo do Judiciário, pondo em prática o ‘Inovando para pacificar e unir’, que é o lema da nossa gestão”, destacou.

Para o coordenador do Nupemec/TJPE, desembargador Erik Simões, os números obtidos durante a Semana Nacional da Conciliação demonstram o esforço concentrado de toda a equipe e a importância do apoio recebido pela Presidência. “O sentimento de todos que fazem o Núcleo é de agradecimento ao presidente Adalberto e a sua equipe por todo apoio, que levou o TJPE a figurar na vice-liderança entre os Tribunais de médio porte em números de conciliação”, enfatizou o magistrado.
......................................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE