Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Presidente do TJPE entrega homenagens ao secretário de Saúde de Pernambuco

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, recebeu, na tarde da terça-feira (6/10), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. A visita aconteceu no gabinete da presidência, no Palácio da Justiça, e na ocasião o secretário foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no Grau Grande Oficial. A honraria foi concedida em virtude dos 199 anos de instalação do TJPE e consiste na mais alta condecoração do Poder Judiciário pernambucano e é concedida a personalidades que se destacam por sua excelência em suas áreas de atuação, prestando serviços relevantes à sociedade.

Outra homenagem concedida ao secretário André Longo foi o Diploma de Honra ao Mérito dos 200 anos de criação do Tribunal de Justiça pernambucano, à época denominado de Tribunal da Relação. Até então não havia sido possível a entrega presencial das homenagens em virtude da pandemia.

Assuntos como as ações desenvolvidas desde o início da pandemia, o panorama geral da covid-19 no estado e os próximos desafios para 2022 pautaram a conversa entre o presidente Fernando Cerqueira e o secretário André Longo. O magistrado ressaltou a importância da integração dos Três Poderes na adoção de medidas fundamentais para a condução da crise sanitária no estado.

“Pernambuco teve uma condução extremamente responsável diante de uma pandemia que assolou todo o planeta. Deu um exemplo de luta e combate, buscando vacinas para proteger sua população. E conseguimos reduzir muito, não apenas a letalidade, mas também o índice de contaminação e hoje nós respiramos com confiança. E essa confiança nos foi dada pela condução segura de suas ações à frente da Secretaria de Saúde e pelas atitudes responsáveis do Governo do Estado. Somos exemplo para todo o país e vossa excelência é responsável por esse trabalho”, enfatizou o presidente do TJPE. Ao realizar a entrega das homenagens, o desembargador Fernando Cerqueira explicou ao secretário de Saúde do estado a origem e a história de cada uma das honrarias.

“Quero agradecer ao excelente trabalho do Poder Judiciário que, irmanado aos outros Poderes, o Executivo e o Legislativo, juntamente com o Ministério Público e a Defensoria Pública, foram muito importantes para o enfrentamento da pandemia. Como autoridade sanitária, venho em nome da saúde pública agradecer o papel fundamental que o Judiciário exerceu durante todo esse período. É fundamental agradecer também o exemplo que o Poder Judiciário dá através da recente Resolução que diz respeito à vacinação. Levantar a bandeira da vacinação é fundamental para a gente ultrapassar esse momento tão difícil. Com este ato o Judiciário dá um exemplo fundamental para toda a sociedade”, destacou o secretário André Longo, fazendo referência à Resolução aprovada pelo TJPE no último dia 27 de setembro, que torna obrigatória a vacinação para magistrados, servidores e prestadores de serviço da instituição.

Estiveram presentes ao encontro o desembargador Sílvio Neves Baptista Filho, o juiz Marcus Vinícius Nonato, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Eduardo Flório; e o diretor geral de Assuntos Jurídicos da SES-PE, Taciano Florentino.
...................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Armando Artoni | K9 Produções Eventos