Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Presidente do TJPE prestigia posse da Diretoria da Acmepe

A nova presidente da instituição, a procuradora Zulene Santana de Lima Norberto, durante discurso de posse

Com a presença de representantes de entidades civis, associados, desembargadores, juízes e servidores, a Diretoria da Associação dos Cônjuges de Magistrados de Pernambuco (Acmepe), do biênio 2020/2022, tomou posse na tarde desta quarta-feira (12/2). A nova presidente da instituição é a procuradora de Justiça Zulene Santana de Lima Norberto e a vice-presidente, a empresária Nara Monte Saraiva de Moraes. A cerimônia aconteceu no Auditório Desembargador Nildo Nery da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na Ilha Joana Bezerra. Participaram também da solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, o diretor geral da Esmape, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e o decano do Tribunal, desembargador Jones Figueirêdo Alves. Confira as fotos da cerimônia https://photos.app.goo.gl/Xn6uEg5gKcX397Jc6

No início do evento, o Quarteto de Cordas, da Orquestra Criança Cidadã, parceira do Judiciário estadual e da Associação na realização de atividades sociais, executou músicas populares, dentre as quais Carinhoso, de composição de Pixinguinha, e por Una Cabeza, de Carlos Gardel. Em seguida, houve a exibição de um vídeo com a retrospectiva das principais realizações da instituição, dentre as quais: Bazar Solidário, Semana da Saúde, Páscoa Solidária, palestras e debates na área médica, direcionados a prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama. Logo depois, houve a entrega de diplomas de honra ao mérito a 15 pessoas e empresas que contribuíram para a realização das ações desenvolvidas pela Associação no biênio 2018/2020.

Em seu discurso de despedida do cargo de presidente da Acmepe, Maria Júlia Mota Santos de Oliveira, salientou o papel da associação, relembrou a sua trajetória, e agradeceu o apoio dos parceiros e associadas. “Em 2020, comemoramos o quadragésimo aniversário de nossa fundação. Por isso, parabenizo as gestões anteriores pelo brilhante trabalho realizado em todas as iniciativas à frente da instituição, desejando sucesso à nova presidente Zulene Santana de Lima Norberto. Ao longo desses dois últimos anos, a vida nos reservou momentos de alegrias e superação de desafios, além de encontros e reencontros, sempre desfrutando da companhia amável e solidária de inúmeras pessoas, representadas hoje por 15 delas, que foram homenageadas”, afirmou.

Maria Júlia também enfatizou o significado da caridade, citando uma frase de Santo Agostinho: “Onde não há caridade não há Justiça”, complementando a definição para ela das ações desenvolvidas pela instituição. “As atividades desempenhadas pela Acmepe e parceiros nos fizeram perceber o quanto estamos aqui para servir, independente de nossa condição. O amor pelo próximo é algo que deve nos motivar em qualquer local onde estejamos. Esse é o sentido do bem servir, sem esperar nada em troca”, observou.

Na sequência, já empossada como presidente da Acmepe, Zulene Santana de Lima Norberto, falou do sentimento ao assumir o cargo. “Neste final de tarde com imensa alegria e muita emoção compareço a esta solenidade e me apresento perante a todos com a humildade de haver sido escolhida juntamente com valorosas e valiosas associadas para conduzirmos a Acmepe por dois anos seguidos. Todas imbuídas no compromisso de levar a Associação a corresponder a cada um dos anseios que nela são depositados, prestando e desenvolvendo uma administração compartilhada, mostrando o nosso compromisso com respeito a todos. Recebemos e nos comprometemos a cumprir essa missão com confiança divina pelo que inicio expressando o nosso filial agradecimento. Aos presentes permitam que enderecemos nossa gratidão”, afirmou.

A nova dirigente agradeceu o apoio da família e falou da relevância da parceria de todos. "Pretendo concentrar minhas energias para ampliar os laços de solidariedade com os menos favorecidos e buscar os meios materiais e humanos que possam diminuir o sofrimento de um maior número de pessoas. Sei das dificuldades que serão enfrentadas. Sozinha, pouco ou quase nada conseguirei fazer. Mas, com o apoio constante dos nossos associados e associadas e dos nossos colaboradores de boa vontade, haveremos de dar uma contribuição para atenuarmos o sofrimento de alguns dos nossos irmãos desassistidos", observou.

Ao fim da cerimônia, o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira, falou da história da Associação e desejou sucesso à nova presidente. A Associação foi criada no dia 29 de março de 1980, precisamente, às 14h, por um grupo de mulheres de magistrados pernambucanos, que se reuniu com o objetivo de beneficiar as pessoas mais necessitadas, e criou a Ala Feminina Pernambucana dos Magistrados (Afepem).

“Esta instituição cresceu, mudou de nome, sem perder a sua identidade, que tem na essência a prática de ações filantrópicas. A etimologia da palavra filantropia vem das expressões gregas philos e anthropos que, conjugadas, traduzem-se livremente como “amor” e “ser humano”, ou amor ao ser humano ou à humanidade. Estar à frente de uma instituição que carrega essa missão tão nobre é um grande desafio. Tenho convicção de que minha esposa, que agora assume a missão de comandar a Associação, fará um trabalho pautado pela competência e doação com toda a força de vontade, perspicácia e amor que lhe são característicos. Parabenizo a Doutora Maria Júlia Mota por estes dois anos, nos quais atuou com disposição e persistência na Presidência da Acmepe, reforçando o caráter solidário da instituição”, afirmou.

Homenagem – Os homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito foram: Tenente Coronel PM Emílio Luiz Sukar Neto; Tenente Coronel PM Emerson José Lima da Silva; Tenente Coronel PM Sérgio André de Souza Leão Cintra; Major PM Murilo Vasconcelos Curvêlo; Major PM Tatianny Tenório Cavalcanti; Comissária Ana Carla Lopes de Gouveia; Francisco Danilo Soares dos Santos Shimada, Henio Domingos Siqueira Santos, Severino Maurício Bezerra da Silva, Gilberto Gomes Barbosa, José Maria Pessoa, e as empresas Lactalis do Brasil, Bicicletas Zummi, e Vitamassa.
 ...................................................................................................
Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Fotos: Sila Cadengue | Cacoete Produções | Ascom TJPE