Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Projeto Apoio Legal promove capacitação para integrantes e parceiros

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as pessoas que trabalham no Centro Integrado de Cidadania (CIC) e seus parceiros, o Projeto Apoio Legal promove uma capacitação sobre temas atuais relacionados a pessoas idosas em situação de violência. O curso acontece na segunda quinzena de setembro, terá quatro horas de duração e contará com a participação de cerca de 50 participantes.

“A capacitação sobre o Atendimento à Pessoa Idosa no Centro Integrado de Cidadania (CIC) faz parte de um conjunto de estratégias do Projeto Apoio Legal e surgiu da necessidade de ampliar os conhecimentos dos mais variados profissionais que, de alguma maneira, tenham contato com pessoas idosas em situação de violência”, explica o juiz titular Juizado Especial (Jecrim) do Idoso, Ossamu Eber Narita. “Ela é de suma importância, já que busca sensibilizar os profissionais envolvidos sobre o envelhecimento, as diversas formas de violências praticadas contra idosos e, principalmente, dotá-los de informações básicas para conduzir atendimentos e demandas”, completa o magistrado.

O encontro será realizado de forma on-line e será ministrado por cinco instrutores, sendo três do Tribunal de Justiça de Pernambuco (psicóloga, assistente social e assessor do juiz) e dois do Ministério Público de Pernambuco (assistente social e promotora de Justiça). As pessoas que trabalham na rede de saúde e assistência social e no sistema da Justiça, parceiras do Projeto Apoio Legal, podem participar da capacitação. A pré-inscrição deve ser realizada, até 15 de agosto, através do e-mail projetoapoiolegal@mppe.mp.br e precisa conter o nome completo, a instituição a qual a pessoa está vinculada, o cargo/função, o número de telefone e o e-mail para contato.

O Projeto Apoio Legal foi formalizado em 2020 e é integrado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Secretaria de Defesa Social. Os atendimentos a pessoas idosas e seus familiares são feitos de forma presencial ou por telefone, mas no momento, em razão do coronavírus, estão sendo realizados apenas remotamente, por meio do telefone (81) 3181-5829. Até o momento foram realizados 337 atendimentos.

........................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE