Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Tribunal participa de evento em homenagem aos 110 anos do Instituto de Cegos do Recife

 

A coordenadora das Casas de Justiça e Cidadania, juíza Wilka Vilela (ao centro), representando o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo

Representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participaram, nesta segunda-feira (15/4), de uma reunião Solene, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em comemoração aos 110 anos do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ). A entidade, homenageada por proposição do deputado Pastor Cleiton Collins, presta assistência a pessoas com deficiência visual, atendendo 140 crianças, adolescentes e adultos. No evento, a coordenadora das Casas de Justiça e Cidadania do Tribunal, juíza Wilka Vilela, representou o presidente do Judiciário estadual, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.
 
O IAPQ, que funciona no bairro das Graças, no Recife, foi fundado no dia 12 de março de 1909 por Antônio Pessoa de Queiroz, que perdera a visão aos três anos de idade, manuseando fogos de artifício. O instituto foi pioneiro no Nordeste. Há 84 anos é administrado pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e, desde 1990, conta com o apoio da Congregação Filhas de Santana. A entidade oferece aulas de Braile, instrumentos de cálculos, escrita cursiva, música, orientação de mobilidade, informática, práticas esportivas, entre outras.
 
.........................................................................................................
Texto: Ivone Veloso  | Ascom TJPE  com informações da Alepe
Foto: Giovanni Costa | Alepe