Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

TJPE apresenta trabalhos no Fórum de Gestão de Pessoas realizado pelo TRE-PE

Auditório lotado

A equipe da Gestão de Pessoas apresentou três ações do TJPE em prol de servidores

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), participou do I Fórum de Práticas de Governança e Gestão de Pessoas, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). No evento, realizado no Hotel Nobile, em Boa Viagem, na quinta-feira e sexta-feira (15 e 16/8), os profissionais da SGP/TJPE apresentaram três ações: Licenças Psiquiátricas Acompanhadas, Plantão Semana + Saúde e Grupo de Gerenciamento de Estresse. Confira as fotos AQUI e AQUI.

Para a secretária-adjunta da SGP/TJPE, Maria das Graças Almeida, a experiência de participar do Fórum foi bastante positiva. "Essa participação viabilizou a troca de experiências e boas práticas entre os tribunais participantes e possibilitou a aquisição de novos conhecimentos, o aumento da rede de relacionamentos, bem como significou uma importante ação de valorização.”

O “Licenças Psiquiátricas Acompanhadas” foi implantado pela Junta Médica Oficial, em janeiro de 2015. O programa atende magistrados e servidores afastados por licença médica psiquiátrica há mais de 90 dias e conta com uma abordagem biopsicossocial. O objetivo é reintegrar o colaborador ao seu ambiente de trabalho. A família e os colegas de trabalho do paciente também são incluídos na ação terapêutica.

No Fórum, coube ao analista judiciário – médico do TJPE, Carlos Henrique Figueiroa, a apresentação do programa “Licenças Psiquiátricas Acompanhadas”. Figueiroa faz parte da Junta Médica Oficial, que conta com a participação da gerente administrativa, Suely Leite, dos médicos Marcos Antônio Almeida (presidente) e Flávio Cavalcanti Silva, da assistente social Joelma Lapenda e da psicóloga Melina Medeiros.

Já o programa Plantão + Saúde realiza atividades de promoção e prevenção em saúde nas áreas Médica (avaliação clínica e cardiológica), de Enfermagem (verificação de pressão, glicemia periférica, eletrocardiograma), de Odontologia (identificação de grupo de risco para doenças bucais e prevenção de lesões e câncer de boca), de Psicologia (gerenciamento de estresse), de Nutrição (palestras sobre alimentação saudável), de Ergonomia (orientações posturais na estação de trabalho) e de Educação Física (avaliação física e ginástica laboral).

“Destaco que o Projeto Plantão + Saúde vem sendo bem avaliado pelos servidores, e que, através dele, contemplamos servidores lotados em comarcas do interior”, ressalta a diretora de saúde da SGP, Dalva Pascoal. No Fórum de Práticas de Governança e Gestão de Pessoas, a apresentação do Plantão + Saúde foi organizada pelas gestoras Ana Caroline Leal, do Núcleo Saúde Legal; Elizabeth Azevêdo, da Gerência de Odontologia; Patrícia Karan, da Gerência Médica; e Tatiane Verçoza, da Gerência de Apoio Especializado.

Presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira, fala ao público

O presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira, participou do Fórum de Gestão de Pessoas

O último projeto a ser apresentado foi o de Grupo de Gerenciamento de Estresse (GGE). A atividade, realizada pela psicóloga Adriana Monteiro, auxilia o desenvolvimento e a gestão de competências e habilidades emocionais e sociais, proporcionando a identificação, análise e modificação de atitudes que ocasionam sofrimento e desgaste emocional. Para isso, são formados grupos terapêuticos com respaldo teórico na abordagem denominada Cognitivo Comportamental. Os grupos do GGE contam com oito encontros semanais com duração de 90 minutos. No âmbito do TJPE, existem atualmente 70 grupos e cerca de 600 colaboradores envolvidos nos GGEs.

Matérias Relacionadas

Segundo dia do Fórum de Práticas de Governança e Gestão de Pessoas

Palestras sobre como gerar valor para o cidadão e melhorar o serviço público foram tema central do segundo bloco do fórum de boas práticas

......................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Elysângela Freitas | NCS TRT-PE
Fotos: Ascom TRE-PE