Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Tribunal promove I Ação Social no Conjunto Habitacional Padre Edvaldo

Servidora, em pé, orienta cidadãos

Para participar do serviço, os interessados da comunidade devem comparecer ao local, a partir das 7h, para retirar as fichas

A Gerência de Apoio e Desenvolvimento das Casas de Justiça e Cidadania do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove a I Ação Social no Conjunto Habitacional Padre Edvaldo, localizado na Rua Lemos Torres, 49, no bairro do Parnamirim, na quarta-feira (31/7), das 8h às 13h. Para participar do serviço, os interessados da comunidade devem comparecer ao local, a partir das 7h, para retirar as fichas, pois o atendimento acontece por ordem de chegada. A iniciativa é promovida em parceria com o Shopping Plaza Recife, de Casa Forte.

Durante a ação, os moradores da comunidade receberão orientação jurídica e atendimento psicológico realizados por profissionais da Casa de Justiça e Cidadania, vinculada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE). A equipe do Judiciário também encaminhará a população para retirar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

No local, a população também poderá realizar teste rápido para HIV e sífilis; receber orientação sobre saúde bucal, como escovação regular e a importância da visitação regular ao dentista; e fazer corte de cabelo. Também será oferecida orientação sobre coleta seletiva e acondicionamento correto do lixo em virtude da prevenção de arboviroses, proliferadas principalmente na época de chuva, como as transmitidas em especial pelo mosquito “Aedes aegypti”, vetor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Os moradores da comunidade, ainda, poderão esclarecer dúvidas com profissionais do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco sobre questões relacionadas à carteira de habilitação, realizar consultas sobre multas ou tirar qualquer outra dúvida sobre o assunto. Além do shopping, o evento do TJPE conta com as parcerias da Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Vigilância Ambiental e da Unidade de Saúde da Família e com o apoio do Detran/PE.  

Casas de Justiça – É uma unidade multifuncional que visa a promover ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado ao Nupemec/TJPE.  

No Recife, existem as unidades do Bongi e do Coque; em Olinda, funciona no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Olinda (Focca), no bairro do Carmo; além das existentes em Toritama, em Fernando de Noronha, e Vitória de Santo Antão. Para este segundo semestre, está prevista a inauguração da unidade de Caruaru.
.............................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE