Notícias

Voltar

Desembargador Adalberto de Oliveira Melo recebe homenagem em Caruaru

Prêmio foi entregue durante as comemorações pelos 60 anos da Asces-Unita

Prêmio foi entregue durante as comemorações pelos 60 anos da Asces-Unita

Reforçar a importância da educação para sociedade, com apoio às práticas colaborativas, à instrução contínua, à pesquisa científica e à busca por conhecimento com a valorização dos estudantes e dos professores. Essa foi a mensagem do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, durante a entrega de homenagens pelos 60 anos do Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces-Unita, em cerimônia realizada no Centro de Convenções do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Caruaru, no Agreste do Estado, em 22 de maio.

Na ocasião, o magistrado foi agraciado com o Troféu Tabosa de Almeida, principal prêmio da noite. O Judiciário estadual e a instituição de ensino possuem parcerias nas áreas de conciliação, cidadania, orientação jurídica, prática judicial e enfrentamento à violência contra a mulher. Confira as fotos do evento AQUI, a reportagem em vídeo AQUI e a cerimônia completa AQUI.

Funcionária da Asces-Unita Maria Creuza da Silva, mais conhecida ‘Dona Creuza’, e desembargador Adalberto de Oliveira Melo

Funcionária da Asces-Unita Maria Creuza da Silva, mais conhecida ‘Dona Creuza’, e desembargador Adalberto de Oliveira Melo

Confira o discurso do presidente:

Saudação – 60 anos da Asces-Unita

Boa noite!

Cumprimentando o reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeida, professor Paulo Muniz Lopes; e as pró-reitoras da instituição, saúdo todos os presentes com profundos sentimentos de gratidão e alegria. É uma honra participar das comemorações pelos 60 anos da Asces-Unita, na presença de pessoas que admiro: companheiros de estudo e de trabalho; familiares; moradores da região; e demais autoridades.

Na condição de ex-aluno desta casa e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, tenho bastante orgulho em poder representar essas duas instituições por onde trilho meus caminhos. A formação que obtive no curso de Direito oferecido pela Asces foi de fundamental importância para que, em quase 200 anos de história, o Poder Judiciário de Pernambuco tivesse como dirigente um filho de Caruaru, cabendo a mim essa missão.

A exemplo do ritmo de atuação que estamos imprimindo no Tribunal durante nossa gestão – investindo em pessoal, infraestrutura e tecnologia –, a Asces também é reconhecida por esses conceitos. Primeira unidade de ensino superior a ser instalada no Interior do Norte-Nordeste do País, a instituição tem como princípios básicos o pioneirismo, a responsabilidade social e o direito à educação para todos. Esse é o exemplo da Asces para o Brasil e para o Mundo.

Como diz a mensagem comemorativa pelos 60 anos da instituição – “De tudo que há no Mundo, tem nas Asces de Caruaru” –, estamos diante de uma instituição de excelência em ensino, que cuida do presente e constrói o futuro para todos de forma plural, cidadã e digna. Nesse contexto, entre tantas ações nas áreas de orientação jurídica, conciliação e prestação de serviços à comunidade realizadas de forma conjunta, cito, com muito orgulho, a parceria que firmamos para a instalação da primeira Casa de Justiça e Cidadania de Caruaru. 

Esse é o tipo de trabalho que buscamos desenvolver em busca de uma melhor prestação de serviço à população, com o objetivo de contribuir para a pacificação social. Esse é o caminho que estamos trilhando juntos – TJPE e Asces – em prol da sociedade, e somos gratos por essa oportunidade.

Neste momento, desejo ainda agradecer a homenagem a mim dedicada. Nenhuma palavra é capaz de expressar toda a gratidão que sinto neste momento por tamanha lembrança a meu nome. Vocês fazem parte da minha história de vida e jamais me esquecerei desse ato de afeto e respeito!

Por fim, como também estamos na abertura do Congresso Multidisciplinar Asces-Unita para as áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias, aproveito para desejar a todos os um ótimo evento. No que for preciso, contem sempre com o apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco e com a minha total atenção.

Parabéns por todo o trabalho desempenhado ao longo dessas seis décadas. Que venham as próximas! Muito obrigado!

Desembargador Adalberto de Oliveira Melo
Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco
Poder Judiciário Estadual

Caruaru (PE), 22 de maio de 2019.
........................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Silla Cadengue | Cacoete Produções | Ascom TJPE