Notícias

Voltar

Município de Toritama recebe Casa de Justiça e Câmara de Conciliação

Fachada da unidade

A quarta Casa de Justiça e Cidadania de Pernambuco e uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação foram inauguradas em Toritama, região Agreste do Estado, na quarta-feira (20/12). Numa parceria entre o Judiciário estadual – por meio da Presidência e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) – e a Prefeitura Municipal, os equipamentos buscam promover o desenvolvimento de ações destinadas à efetiva participação dos cidadãos na solução de problemas, além de servir de sede e apoio logístico aos agentes comunitários de Justiça e Cidadania.

Será oferecido, no local, apoio técnico de uma equipe multidisciplinar com advogados, assistentes sociais, procuradores e voluntários. Eles irão atuar na promoção da resolução consensual dos conflitos e na prestação de serviços à população. A unidade vai funcionar na rua Eusébio Soares, 436, Centro. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A juíza Lorena Junqueira, titular da Comarca de Toritama, falou da importância do equipamento na conciliação das partes. “A Casa de Justiça propõe um espaço em que as pessoas olhem uma pra outra, se encorajem e se empoderem para que elas mesmas consigam resolver os seus problemas. Só eles mesmos conhecem a realidade que enfrentam e qual seria a solução mais razoável naquele caso concreto”, comentou a magistrada que, na ocasião, representou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo.

Edilson Tavares, prefeito do município, agradeceu a oportunidade de proporcionar ao povo de Toritama o novo equipamento. “Que bom que teremos esta Casa para que possamos atender às demandas das pessoas. Que bom que faremos as conciliações necessárias, e os maiores beneficiários serão os moradores de Toritama. É com muita alegria e com muito orgulho que nós estamos hoje com esta tão grande conquista a ser entregue a todos os moradores da cidade”, comemorou.

Participaram da cerimônia a diretora do Nupemec TJPE, Vivian Amorim, representando o coordenador-geral, desembargador Erik Simões; a chefe do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania, Djanira Cunha; a procuradora-geral do município e coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania de Toritama, Edilma Alves; além de procuradores, secretários e vereadores do município, entre outras autoridades.

Notícias relacionadas

TJPE vai instalar cinco novas Câmaras de Conciliação e Mediação em Pernambuco
..............................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira