Notícias

Voltar

Depoimento acolhedor Itinerante atende cidades do Sertão e da Zona da Mata

Por meio da ação, em ônibus adaptado, equipe do Tribunal colhe depoimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência

A comarca de Serra Talhada será a próxima do estado a receber o ônibus do Depoimento Acolhedor Itinerante. Na terça e na quarta-feira (19 e 20/3), a unidade móvel estará na comarca do Sertão pernambucano, atendendo processos em tramitação também do município de Triunfo. No total, foram agendadas a oitiva de 26 crianças e adolescentes. Ainda neste mês, o serviço itinerante irá até a cidade de Goiana, abrangendo ainda ações de Itambé, com dez oitivas programadas. Através do serviço itinerante, uma equipe colhe depoimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de crimes julgados em processos em tramitação.

“Por meio dessa inciativa, conseguimos ouvir de forma especial crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de crimes, onde ainda não implantamos as centrais de depoimento acolhedor. Aproveitamos essa ação para realizar a qualificação e a especialização de juízes, promotores e profissionais dos quadros do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Policia Civil”, declarou o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CIJ/TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

Para prestar o serviço de forma itinerante, um ônibus, doado ao TJPE pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), foi customizado pela Diretoria de Infraestrutura, pela Secretaria de Administração e pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal com a mesma estrutura das salas de Depoimento Acolhedor instaladas nas comarcas de Recife, Camaragibe, Caruaru e Petrolina. O veículo possui recepção, secretaria, sala de audiência tradicional e sala de depoimento especial decorada ludicamente e com sistema de gravação em vídeo e áudio. A Coordenadoria da Infância e Juventude acompanhou todo o processo de desenvolvimento do projeto com suporte da Diretoria Geral do TJ pernambucano.

Balanço – Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o serviço móvel colheu dez depoimentos na comarca de Garanhuns, de processos em tramitação também nas cidades de Palmerina, Saloá e Canhotinho. Nas comarcas de Sertânia e Arcoverde, atendendo as comarcas de Flores, Buíque e Venturosa, foram realizadas 17 oitivas, nos dias 20 e 21 de fevereiro. Mais cinco oitivas foram feitas na comarca de Barreiros, envolvendo ações do município de São José da Coroa Grande, no dia 27 de fevereiro.

Caruaru – Em uma das quatro comarcas do estado onde há sala adaptada ao depoimento acolhedor, na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, 31 depoimentos acolhedores foram tomados pelas equipes do TJPE. Os atendimentos ocorrem na Central de Depoimento Acolhedor de Caruaru, localizada no Fórum Doutor João Elísio Florêncio.
.........................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Tarciso Augusto