Notícias

Voltar

Instalações de novas unidades e inauguração de prédio marcam a semana

Presidente sentado ao lado de magistrados em sala de aula

Em 22 de julho, desembargador Adalberto de Oliveira Melo participou de curso na Esmape/TJPE

Às 11h desta terça-feira (23/7), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, inaugura o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Pesqueira. A solenidade acontece no Fórum Sérgio Higino Dias, localizado no Largo Bernardo Vieira de Melo, s/n, no Centro, com a presença de equipes do Judiciário e o diretor do Foro, juiz Leon Elias Nogueira Barbosa.

Já na sexta-feira (26/7), às 15h, o magistrado inaugura o prédio anexo ao Fórum José Firmino Burgos, localizado na Rua José Múcio Monteiro, s/n, no Centro da Comarca de Lajedo. Na ocasião, estarão presentes equipes do TJPE e o diretor do Foro local, juiz André Simões Nunes. Esta é a sexta grande obra inaugurada pelo desembargador-presidente Adalberto de Oliveira Melo na gestão. Anteriormente foram inaugurados cinco fóruns no Interior e na Região Metropolitana do Recife.

Antes de ir para Lajedo, o presidente do Judiciário estadual tem encontro com líderes comunitários que auxiliaram o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE) em atividades do programa Justiça Itinerante. O desembargador Adalberto de Oliveira Melo irá entregar certificados a esses parceiros, como forma de reconhecimento, em solenidade às 10h desta quarta-feira (24/7) no Palácio da Justiça, no Recife. Em razão da suspensão do expediente, em 24 de julho, o evento foi adiado.

O magistrado também participa das comemorações pelo aniversário da Orquestra Criança Cidadã nesta quinta-feira (25/7), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. O Tribunal é parceiro da instituição de ensino e música, fundada pelo assessor da Presidência do TJPE, juiz João Targino, em diversas ações, a exemplo do Coral do TJPE e dos programas de educação Prepara COG e Justiça Libertadora.

Mais – Na segunda-feira (21/7), o presidente Adalberto de Oliveira Melo participou da abertura do Módulo Nacional do curso para os 20 novos juízes oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE), no Recife. A atividade é obrigatória para o exercício da magistratura.

“A formação de uma pessoa tem de estar pautada em princípios éticos, legais e democráticos, com o objetivo de ser útil na aplicação cotidiana. Longe disso, por vezes, qualquer forma de conhecimento tende a se perder no emaranhado do egocentrismo e da pouca utilidade ao público. Nesta fase do Curso de Formação, as senhoras e os senhores ultrapassam mais uma etapa em busca do pleno exercício da magistratura. Espero que esteja sendo um aprendizado gratificante, com trocas de experiências administrativa, jurídica e para a vida”, disse o presidente do TJPE. Mais informações em www.tjpe.jus.br/escolajudicial.

............................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Gleber Nova | Esmape TJPE