Notícias

Voltar

Integrantes do TJPE apresentam ferramenta de Inteligência Artificial em eventos

Magistrados e servidores do Tribunal, sentados em volta de mesa, assistem apresentação de projeto em televisão

Reunião de apresentação de "Elis" ao presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, em novembro de 2018

Com o objetivo de produzir ferramentas capazes de auxiliar na agilização do trâmite de processos judicias no âmbito do Poder Judiciário estadual, o Tribunal de Justiça de Pernambuco implantou a Comissão para Aplicação de Soluções em Inteligência Artificial (CIA). O primeiro resultado alcançado pela unidade é o desenvolvimento do sistema de inteligência artificial “Elis”, ferramenta capaz de analisar e triar os processos de executivos fiscais do município do Recife. 

“Elis” já foi apresentada em congressos e seminários de Tecnologia da Informação (TI) e impacto das novas ferramentas nas profissões, dentro e fora do Estado, por exemplo, pelo desembargador Demócrito Ramos Reinaldo Filho; pela juíza Ana Luiza Câmara; pelo juiz Rafael Medeiros; e pela secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPE, Juliana Neiva. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem conhecimento do sistema desenvolvido no Judiciário pernambucano.

Dentre as funções de “Elis, destacam-se: capacidade de realizar a triagem inicial de processos ajuizados eletronicamente a partir de ações judiciais selecionadas pelos servidores da Vara de Executivos Fiscais da Capital e classificar os processos de Executivos Fiscais ajuizados no Processo Judicial eletrônico (PJe) em relação a divergências cadastrais, competências diversas e eventuais prescrições. Confira mais sobre “Elis” clicando no link da notícia abaixo.

Notícia relacionada

TJPE usará inteligência artificial para agilizar processos de execução fiscal no Recife
..................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Tarciso Augusto