Notícias

Voltar

Programa Caravana da Conciliação segue para o Interior de Pernambuco

Ônibus azul e branco do TJPE estacionado em rua

No primeiro dia da atividade, ônibus esteve em Belo Jardim

Intensificar a conciliação no Interior do estado, levando ações de cidadania para a população. Essa é a proposta da Caravana da Conciliação, lançada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, no Recife, na sexta-feira (8/3). Promovida por meio do programa Justiça Itinerante, a iniciativa leva até as comunidades, através de uma unidade móvel, equipes voltadas a orientação e encaminhamento jurídicos e sessões de conciliação. De 11 a 22 de março, nove municípios do Interior do Estado receberão ações do programa. Na segunda-feira (11/3), a população de Belo Jardim foi a primeira a receber os integrantes do Judiciário. Nesta terça (12/3), o ônibus segue para Pesqueira. Participaram da cerimônia, magistrados e servidores do Tribunal, além de representantes da Defensoria Pública do Estado.

As cidades atendidas nesta primeira edição do programa são Araripina, Belo Jardim, Cabrobó, Custódia, Floresta, Ouricuri, Parnamirim, Pesqueira e Serra Talhada. Nas nove comarcas, está programada a realização de 360 sessões de conciliação, envolvendo processos de família e cíveis pré-selecionados, sendo 40 em cada município. Nas cidades de Araripina, Cabrobó e Serra Talhada, em parceria com órgãos públicos e privados, haverá também ações de cidadania na área de saúde e regularização de documentação. O programa é desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos.

Solenidade de início da Caravana foi realizada no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça

Solenidade de início da Caravana foi realizada no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça

Na solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, destacou a aproximação entre o Judiciário e a população com o desenvolvimento da iniciativa. “Levar a Justiça até onde o povo está é das mais valorosas atitudes que podemos ter enquanto servidores públicos. Esse é o objetivo da Caravana da Conciliação. Buscamos com o programa inovar nossa atuação para pacificar e unir a sociedade. Parabenizo o Nupemec e os demais setores que contribuíram para a realização deste programa. Contem sempre com nosso apoio e o nosso reconhecimento. Sabedoria e sucesso nesta jornada que se inicia”, pontuou.

O magistrado enalteceu ainda, no discurso, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, reforçando a luta pelos direitos de gênero e os princípios que regem o empoderamento feminino em busca da igualdade. “Esta data deve ser vista a partir da mobilização pela conquista de direitos e contra todas as formas de violência ainda sofridas pelas mulheres, que não podem e não devem ser silenciadas. Aproveito para me dirigir às mais de 180 magistradas e 4.500 servidoras, além de voluntárias, prestadoras de serviço e estagiárias integrantes do Judiciário. Com sabedoria, vocês transformam o cotidiano dentro das unidades judiciárias e administrativas, ajudando a construir uma sociedade justa e pacificada. Que possamos agir e conviver em ambientes sensíveis à igualdade de gênero, tratando as pessoas de forma justa”, afirmou o presidente do TJPE.

Presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, com integrantes do Nupemec no Dia Internacional da Mulher

Presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, com integrantes do Nupemec no Dia Internacional da Mulher

Na sequência, o coordenador-geral do Nupemec TJPE, desembargador Erik Simões, enfatizou o apoio da Presidência do Tribunal na ampliação da prática da conciliação no Estado, levando mais cidadania às comunidades. “Agradeço a gestão do Tribunal. Estamos realizando um grande sonho. Além de ampliar a pacificação social por meio da prática da conciliação, que é a melhor maneira de se decidir um processo ou uma contenda que poderia gerar uma ação judicial, a inciativa promove cidadania com a expedição de documentos e ações na área de saúde. Então, é gratificante ver a Justiça saindo dos fóruns para atender o jurisdicionado próximo da sua residência”, observou.

Programação – A primeira cidade em que a unidade móvel do Justiça Itinerante irá é Belo Jardim, na segunda-feira (11/3). Na sequência, o ônibus segue para Pesqueira (12/3); Custódia (13/3); Serra Talhada (14/3) e (15/3); Araripina (18/3); Ouricuri (19/3), Parnamirim (20/3), Cabrobó (21/3) e Floresta (22/3). Além da equipe do Nupemec do TJPE, a inciativa contará com a presença de representantes da Defensoria Pública em todas as comarcas.

............................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto 1: Cortesia
Fotos 2 e 3: Assis Lima | Ascom TJPE