Notícias

Voltar

TJPE inaugura Fórum de Bonito

Inauguração do Fórum de Bonito com a presença de representantes do Judiciário, Executivo e Legislativo

A população de Bonito, de 21,7 mil habitantes, conta agora com um novo Fórum. O prédio foi inaugurado na sexta-feira (17/5) com a presença de um grande número de moradores da cidade, que lotaram as novas instalações para prestigiar a cerimônia de instalação da estrutura. Participaram do evento também o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o desembargador Leopoldo Raposo, presidente da Corte durante o biênio 2016/2018; representantes do Ministério Público do Estado (MPPE), da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) e da Defensoria Pública do Estado (DPPE); e membros do Executivo e do Legislativo municipal. A solenidade foi marcada também pela apresentação de grupos culturais locais. O Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza tem como endereço a avenida América, 500, Loteamento Jardim América. Confira as fotos AQUI.

O novo prédio tem 2,1 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 5,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura da cidade. A estrutura do antigo fórum possuía 250 metros quadrados de área construída. A obra, iniciada em outubro de 2017, foi projetada privilegiando a iluminação e a ventilação natural dos ambientes. O edifício tem instaladas inicialmente duas Varas, com espaço destinado para a inauguração futura de uma terceira. A estrutura conta ainda com uma Vara Regional da Infância e Juventude. As unidades judiciárias possuem salas para secretaria, arquivo e audiências, além de espaço para assessores, oficiais de justiça e juízes. O prédio disponibiliza também um Salão do Júri para 109 lugares, com ambientes exclusivos disponíveis para jurados e testemunhas, e um setor de reconhecimento. A comarca possui atualmente cerca de 5,8 mil processos que serão distribuídos entre as unidades judiciárias instaladas.

“No contexto social, nada mais justo do que o Tribunal de Justiça de Pernambuco, em menos de vinte meses, entregar um novo e completo fórum para a população da Comarca. Com apoio de diversos parceiros e a incansável dedicação da equipe do TJPE, aqui representada por magistrados e servidores, somos testemunhas de um momento de grande relevância”, declarou o presidente TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, na cerimônia. O magistrado destacou também o contexto social-econômico em que o prédio foi construído. “Aos darmos continuidade à política de investimento adotada pelo Judiciário estadual ao longo dos últimos anos, mesmo em tempos de crise e inúmeros desafios, estamos provando que é possível trabalhar para o bem da sociedade com a inauguração deste fórum, o quarto entregue em nossa gestão. Parabenizo cada um que contribuiu para a efetivação desta conquista”, pontuou.

O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, destacou também o contexto social-econômico em que o prédio foi construído

Na solenidade, o ex-presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, elogiou o empenho da atual gestão da Presidência do Tribunal em investir na construção do novo prédio, destacando o esforço coletivo e o trabalho que começou em parceria com o Executivo municipal em 2017. “A obra é resultado da união entre todos da Justiça, servidores, magistrados, equipes de engenharia e infraestrutura do Tribunal, do Executivo e do Legislativo local, para a conquista de uma estrutura mais confortável e provida de recursos arquitetônicos e materiais que permitam um melhor atendimento à população. Encontrei aqui muito respaldo da prefeitura da cidade no processo de construção do edifício. O Judiciário tem por dever melhorar o serviço prestado ao jurisdicionado, visando promover a cidadania das pessoas que buscam diariamente a solução de suas demandas. É um compromisso que deve ser cumprido e neste momento foi dado mais um passo no alcance dessa meta”, afirmou.

Desembargador Leopoldo Raposo destacou o esforço coletivo e o trabalho que começou em parceria com o Executivo municipal

O diretor do Fórum de Bonito, juiz Valdelício Francisco da Silva, ressaltou a qualidade da infraestrutura do novo prédio e a otimização dos serviços oferecidos não só à população de Bonito, mas aos moradores dos municípios circunvizinhos com a implantação da Vara Regional da Infância e Juventude. O magistrado classificou a inauguração como um marco de desenvolvimento da prestação jurisdicional. “Hoje é um dia para comemorarmos muito. O jurisdicionado terá aqui um espaço com uma estrutura arquitetônica e de prestação de serviços que sempre mereceu. Seremos também referência de trabalho na área da Infância e Juventude na região. Agradeço a todos que contribuíram para que essa obra se concretizasse. É uma data histórica para todos que integram a Justiça local”, observou.

O prefeito da cidade, Gustavo Adolfo Neves de Albuquerque, reforçou também a evolução no atendimento ao jurisdicionado e a melhoria das instalações para o trabalho de servidores e magistrados. Ele enfatizou ainda o comparecimento expressivo dos moradores da cidade ao evento. “Inauguramos hoje o início de um novo patamar de serviços prestados, oferecendo mais conforto, dignidade e cidadania a todos. Parabenizo o Judiciário estadual por ter investido e proporcionado essa mudança de paradigmas no atendimento, tornando nosso sonho realidade. A população compareceu em massa à solenidade mostrando sua gratidão com a entrega do novo espaço. É para os moradores da cidade que essa obra foi construída, visando à humanização no atendimento de suas demandas”, declarou.

Estrutura – O Fórum também possui um setor de custódia, três salas técnicas, uma Central de Distribuição de Mandados (Cemando) e espaços para administração e um depósito. Ainda há salas destinadas aos membros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública (DPPE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Em relação à acessibilidade, o edifício possui rampa para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, tendo a rampa e a escada sinalização tátil para pessoas com deficiência, além de banheiros com instalações adaptadas. No estacionamento, com 30 vagas, há bicicletário que disponibiliza 20 espaços, e indicação das vagas reservadas a pessoas com deficiência física e idosos, seguindo as especificações da NBR 9050.

Mesa de honra – Integraram a mesa de honra do evento, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o presidente do biênio 2016/2018, desembargador Leopoldo Raposo; o diretor do Fórum da comarca de Bonito, juiz Valdelício Francisco da Silva; o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo Neves de Albuquerque; o deputado federal Gonzaga Patriota; o deputado estadual Clodoaldo Magalhães; o presidente da Câmara Municipal de Bonito, vereador José Marcos da Silva; o juiz corregedor-auxiliar do TJPE, Paulo Victor Vasconcelos, representando o corregedor-geral de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira; o ex-prefeito de Bonito, Ruy Barbosa; e as filhas do juiz de Direito Plácido de Souza, que deu nome ao Fórum, Irmã Emanuela e Gorete de Souza.

Presentes – Representaram também o Judiciário estadual na cerimônia, o diretor-geral do TJPE, Ricardo Lins; o secretário judiciário, Carlos Gonçalves; o secretário de Gestão de Pessoas, Marcel Lima; o diretor de Engenharia e Arquitetura, Henio Siqueira Santos; a assessora técnica de Engenharia e Arquitetura, Marisa Morais; e a diretora-adjunta de Infraestrutura, Débora Nery de Andrade.

..........................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE