Notícias

Voltar

TJPE promove eventos sobre adoção em parceria com instituições

Família formada por dois homens e duas mulheres se abraçamEventos são promovidos no mês em que se comemora o Dia Nacional de Adoção (25/5)

Com o objetivo de promover debates e esclarecimentos sobre a adoção, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com instituições e grupos que trabalham o tema, participa de uma série de eventos neste mês em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25/5). Referência na área, Pernambuco ocupa hoje o quarto lugar no ranking entre os estados que mais promovem adoções no país, após Paraná, São Paulo e Minas Gerais, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Coordenadoria da Infância e Juventude do Estado promove, nesta quinta (23/5) e sexta-feira (24/5), o IV Fórum das Equipes Interprofissionais da Infância e Juventude. Dentre os temas abordados em mesas redondas estão: A judicialização dos conflitos familiares: um estudo sobre a adolescência, a família e o trabalho do psicólogo jurídico; A percepção do adolescente vítima de violência sexual sobre processo judicial e escuta especial; e o Sistema de Justiça e a proteção da criança e do adolescente vítima de violência: a experiência das varas criminais especializadas no Recife. O evento acontece, das 8h às 17h30, no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE), localizada na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, Ilha Joana Bezerra, no Recife. Confira a programação AQUI.

Na sexta-feira (24/5) e no sábado (25/5), a Associação Pró-Adoção e Convivência Familiar promove o seminário “Caminhos da Adoção”, na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados Brasileiros Secção de Pernambuco (ESA/OAB), localizada na Rua do Imperador Dom Pedro II, 346 – 3º andar, bairro de Santo Antônio. Realizado pelo Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Recife (Gead) em parceria com o TJPE, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB/PE) e o Governo do Estado, dentre outros órgãos, o objetivo do seminário é dialogar sobre os caminhos da adoção de adolescentes, com relatos de jovens adotados. O juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Élio Braz, participará do seminário, relatando a experiência da unidade judiciária e do TJPE sobre o tema. Veja a programação completa AQUI.

No domingo (26/5), representantes da Infância e Juventude do TJPE participam da 9ª Caminhada Pernambucana da Adoção, promovida pelo Gead/PE. O objetivo do evento é chamar a atenção para o ato de adotar. A concentração da caminhada será às 9h, no Parque 13 de maio, no centro do Recife, e o término do evento será no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. A iniciativa conta com o apoio dos Geads de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Belo Jardim. As instituições compõem, junto com a Gead do Recife, a Associação Nacional de Grupos de Apoio de Adoção (Angaad) que promove a caminhada em vários estados da federação. A entidade instituiu o Dia Nacional da Adoção – 25 de maio – em 1996.

O tema também será abordado com a palestra “A adoção de crianças e adolescentes: uma reflexão sobre o direito à convivência familiar” proferida pelo juiz da Vara Regional da Infância e Juventude da 5ª Circunscrição, Tito Lívio Araújo Monteiro, e pela psicóloga Suzana Schettini, na quarta-feira (29/5). A palestra acontece, das 8h às 12h, no Fórum Desembargador Nunes Machado, em Goiana, situado na Rua Historiador Antônio Correia de Oliveira Andrade Filho, s/n, bairro da Boa Vista. Leia a programação completa AQUI.
................................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Imagem: iStock | Publicidade e Design | Ascom TJPE