Notícias

Voltar

TJPE se prepara para implantar versão 2.0 do PJe

Equipes do TJPE assistem à apresentação do PJe 2.0

Equipes do TJPE assistem à apresentação. Mais de 1 milhão de processos eletrônicos tramitam atualmente em todas as comarcas de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) apresentou, nesta sexta-feira (15/9), o projeto de migração do sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) para a versão 2.0, atendendo à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Servidores e magistrados de diversas unidades envolvidas no projeto puderam conferir o planejamento para a implantação do PJe 2.0, bem como conhecer algumas atualizações do sistema como novo painel do magistrado e servidores; tela de login do sistema; melhorias de usabilidade; e novo layout. A previsão é que a migração seja concluída no mês de novembro. A apresentação foi realizada por integrantes do Comitê Gestor do Pje e da Coordenadoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento (Coplan). Confira as fotos da reunião no álbum do Judiciário pernambucano no Flickr.

Para o presidente do Comitê Gestor do PJe em Pernambuco, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho, a nova versão do sistema eletrônico é recebida com entusiasmo. “O Tribunal recebe essa incumbência da migração para versão 2.0 do PJe com orgulho, mas ciente da responsabilidade. Sabemos que o CNJ nos escolheu porque confiou no trabalho desenvolvido ao longo dos anos. O PJe teve início no nosso Judiciário em 2011 e já temos experiência suficiente para encarar esse novo desafio. Neste ano, atingimos a marca de 100% das comarcas com o processo eletrônico implantado, e em 100% das varas e juizados com competência cível e fazendária. No 2º grau, todas as câmaras Cíveis e de Direito Público também lidam diariamente com o sistema. Por essas razões, acredito que a mudança será tranquila, e logo todos estarão desfrutando das novas funcionalidades e melhorias", ressalta.

A gerente de Projetos Estratégicos do Comitê Gestor do PJe no TJ pernambucano, Ioná Mota, fala da preparação integrada de toda a equipe para a migração do sistema. “Vamos iniciar os testes de homologação para a nova versão e preparar materiais informativos que possam atingir servidores e magistrados de todo o Estado e os usuários externos. A comunicação desse  projeto é um grande desafio. Os usuários devem estar cientes do que vai ser mudado e precisam receber a mesma informação, que deverá ser passada de forma clara e objetiva, para garantir suporte a todos”. Ioná Mota acredita que a nova versão vai trazer também melhorias de desempenho.

O Judiciário de Pernambuco foi um dos escolhidos para implantar a versão 2.0 do PJe, em utilização apenas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estiveram presentes, na reunião, representantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), que também vai receber a atualização, juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O PJe está presente em 414 órgãos julgadores de 1º e 2º Graus de jurisdição, entre Câmaras, Turmas, Colégios Recursais, Varas Judiciais, Juizados Especiais e de Relação de Consumo e outras unidades judiciárias em todas as 150 comarcas do Estado. Atualmente, mais de 40 mil advogados, defensores públicos e procuradores são usuários cadastrados no Sistema, além de cerca de 5 mil servidores e magistrados do Judiciário que utilizam diariamente o sistema eletrônico.

TJPE publica Instrução Normativa com novas Classes Processuais do PJe 2º Grau

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou, na quinta-feira (14/9), a Instrução Normativa 21/2017, que trata da implantação de novas Classes Processuais que poderão ser protocoladas no sistema  Processo Judicial eletrônico (PJe) do 2º Grau. A instrução traz novas classes de processos originários e incidentes no âmbito do 2º Grau. As ações e incidentes de competências Cível e de Direito Público recebidos anteriormente à implantação do PJe continuarão tramitando fisicamente. Confira a Instrução Normativa 21/2017 AQUI.

Notícias relacionadas

TJPE ultrapassa a marca de 1 milhão de processos eletrônicos

TJPE finaliza a implantação do PJe em unidades cíveis de todo o Estado

PJe está em todoas as comarcas de Pernambuco

............................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Francisco Lima | Agência Rodrigo Moreira