Notícias

Voltar

Tribunal, Orquestra Criança Cidadã e Colégio Cognitivo firmam parceria no campo de educação para jovens

Uma parceria firmada com o Colégio Cognitivo, de Casa Forte, no Recife, vai proporcionar a uma turma completa de alunos da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque a participação gratuita em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Com início previsto para o dia 25 de março, as aulas do Prepara COG se estenderão até a data da prova e serão direcionadas a estudantes matriculados no ensino médio.

Em sala do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, cedida pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), vinculada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), uma equipe de professores do Colégio Cognitivo ficará encarregada de oferecer as aulas. De segunda a quinta-feira, no turno da noite, os jovens alunos da Orquestra terão acesso a um conteúdo programático diversificado. O material didático do Prepara COG será fornecido pelo Cognitivo.

O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, comemora mais um gesto de colaboração para com a OCC. "O Tribunal de Justiça de Pernambuco, há muitos anos, está engajado em ações sociais voltadas à prestação de serviço cidadão às comunidades. Ser parceiro da Orquestra Criança Cidadã e do Colégio Cognitivo reforça a importância do trabalho conjunto em prol da juventude de nosso Estado. Que, a exemplo de outras sementes já plantadas, essa também possa florescer e trazer bons frutos para todos os jovens atendidos pelo programa. A educação e o acesso a oportunidades são as únicas formas de garantirmos a construção de um país socialmente justo", declara o magistrado ao também lembrar do Justiça Libertadora, programa que oferece aulas de inglês e informática a estudantes do Coque nas dependências do Fórum do Recife.

O sócio-diretor Eduardo Belo, um dos três integrantes do conselho diretor do Cognitivo, explica como surgiu a ideia de montar o curso. “O Colégio Cognitivo completa 10 anos em 2019, e vimos a importância de estarmos alinhados a um projeto social fantástico, que é a Orquestra Criança Cidadã. Assim nasceu essa intenção de juntar forças. Tenho certeza de que o curso preparatório será um sucesso”, comenta.

O coordenador pedagógico da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, Aldir Teodózio, destaca a importância desse convênio. “Ter um parceiro como o Colégio Cognitivo é um privilégio que qualquer instituição de ensino deseja e, conosco, não é diferente. Acreditamos que um cursinho pré-Enem elaborado pelo pessoal do Cognitivo para os nossos alunos é a coroação dos desejos da ABCC [Associação Beneficente Criança Cidadã, instituição que gere a Orquestra] como um todo, que é promover a cidadania e a educação”, analisa.
................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE – Com informações da OCC