Home
Endereços do Judiciário Fale com o TJPE Ouvidoria Plantão Judiciário


Notícia
Busca: - Período: de / à /
quarta-feira, 7 de outubro de 2009 - 16:51:00
TJPE promove a Semana da Infância

/ TJPE Imagem

Nem só de brincadeiras é feito o Dia das Crianças. Com o objetivo de levar à sociedade a conscientização dos direitos voltados para as crianças e adolescentes, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Infância e Juventude, realiza uma série de atividades, de 13 a 16 de outubro deste ano, abordando o tema. A Semana da Infância: Conscientizando sobre os Direitos da Criança é voltada não só para o público infanto-juvenil bem como para os profissionais que atuam na área e demais interessados. A programação do projeto conta com exibição de filme, palestras e visitas a escolas públicas.

O primeiro dia do evento será voltado para a visita a uma instituição pública de ensino, ainda não selecionada, onde acontecerá a distribuição de kits informativos com cartilhas, feitas com uma linguagem jovem, que tratam de temas como o combate às drogas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, o juiz e coordenador da Infância e Juventude do Estado, Élio Braz Mendes, irá ministrar palestra para os alunos da escola sobre o tema “Crianças e Adolescentes: Sujeitos de Direitos”.

Seguindo a programação, no dia 14 de outubro, às 13h, será realizada uma mostra de vídeo com a apresentação do documentário “A Morte Inventada”, que trata da Síndrome da Alienação Parental (SAP). Essa doença é desenvolvida por crianças vítimas da separação dos cônjuges e que são estimuladas, por um dos pais, a odiar o outro genitor sem qualquer justificativa. Após a exibição, haverá um debate sobre o assunto com psicóloga e assistente social do Centro de Apoio Psicossocial do TJPE. O evento acontece no Auditório Oscar Pereira, localizado no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA).

O dia 15 também contará com a visita a escola pública e palestra do juiz Élio Braz. Nesse mesmo dia será realizada a abertura do edital da Revista Eletrônica da Infância e Juventude (Redes), periódico científico destinado à publicação de artigos dos profissionais que fazem parte da rede de proteção da criança e do adolescente no Estado. O conteúdo da Redes volta-se para as intervenções e ações desses profissionais para garantir o exercício dos Direitos Infanto-juvenis.

No último dia do evento (16), o juiz Élio Braz ministra palestra sobre “A Nova Lei da Adoção”. A exposição irá tratar das novas regras para a adoção. “A questão do prazo para o juiz definir por quanto tempo a criança irá ficar no abrigo é uma delas. Com a nova lei, uma criança não pode ficar mais de dois anos em um abrigo. Após esse tempo, ela deve ser encaminhada para a família biológica ou para a adoção”, explicou o magistrado.

Para o juiz, não só as crianças, como toda a sociedade e profissionais envolvidos na temática do direito da criança e do adolescente devem ser conscientizados. “O TJPE tem um grande papel que é o de fazer a Justiça infanto-juvenil ser efetiva”, afirmou. O magistrado ressaltou que essa Semana da Infância representa o começo do processo de conscientização. O projeto deve seguir até dezembro deste ano.

Clique aqui para conferir a programação da Semana da Infância.


..................................................
Ariane Cruz | Ascom TJPE




» Enviar para um amigo     » Imprimir esta notícia     » Voltar
Diário Oficial


Ver em formato HTML
 Saiba como
Últimas Notícias

 

Últimas Notícias é link gerenciado pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco.