Home
Endereços do Judiciário Fale com o TJPE Ouvidoria Plantão Judiciário


Notícia
Busca: - Período: de / à /
sexta-feira, 17 de junho de 2011 - 09:03:00
Processo Judicial Eletrônico no Segundo Grau

Assis Lima/TJPE Imagem
O Tribunal de Justiça de Pernambuco deu o primeiro passo para digitalizar totalmente a sua tramitação judicial

Com objetivo de aumentar as funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi criada uma nova versão do sistema, que deve atender às demandas do Colégio Recursal. A primeira versão atua hoje no 24º Juizado Especial das Relações de Consumo.

As servidoras Fabiana Farias, da Coordenação dos Juizados Especiais, e Kathya Suzana, do Colégio Recursal, foram treinadas em Brasília, nos dias 8 e 9 de junho, pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ). O curso teve o objetivo de capacitar o uso do PJe em funcionalidades do Segundo Grau. As servidoras têm a missão de aprender como funciona o sistema e repassar para aos demais colegas. O sistema tem previsão para ser implantado no Colégio Recursal antes da inauguração da Central dos Juizados Especiais, no bairro da Imbiribeira, prevista para outubro de 2011.


TJPE é referência nacional

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu o primeiro passo para digitalizar totalmente a sua tramitação judicial. Esse objetivo encabeça o seu Plano Estratégico Decenal, pois ele fundamenta o primeiro dos 46 projetos existentes com o título Processo Judicial 100% Eletrônico. “Desde o mês de abril, o sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) está operando como projeto piloto na 24º Juizado Especial Cível da Capital, para toda a equipe o esforço compensa, pois entramos para a história do Judiciário nacional”, comemora o presidente do TJPE, José Fernandes de Lemos.

O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e adotado pelo CNJ, que pretende implantá-lo em todos os órgãos da Justiça brasileira. Inicialmente, 14 tribunais estaduais aderiram ao PJe. O TJPE está sendo o primeiro a implantar o PJe.

“O PJe será instalado na Central dos Juizados Especiais, na sua inauguração, prevista para até o final do ano, no bairro da Imbiribeira”, avisa o gestor do projeto Processo Judicial 100% eletrônico e juiz assessor da Presidência do TJPE, Fábio Eugênio. De acordo com o magistrado, o cronograma de implantação do PJe nos outros órgãos estaduais de Justiça será definido em uma proposta legislativa da Presidência à Corte Especial do TJPE.

Hoje, há cerca de 400 processos tramitando no formato PJe, que nesta fase só permite acesso a magistrados, servidores e advogados. Além do PJe, o TJPE também conta com o Processo Judicial Digital, o Projudi, desde 2008.

Porém, a gerente de PJe na Secretaria de Tecnologia da Informação, Ioná Motta, explica que o primeiro é um sistema seguramente superior, já que utiliza os certificados digitais baseados em órgão oficial, a ICP-Brasil, ao contrário do Projudi.


.........................................................................
Bianca Sales e Izabela Raposo | Ascom TJPE




» Enviar para um amigo     » Imprimir esta notícia     » Voltar
Diário Oficial


Ver em formato HTML
 Saiba como
Últimas Notícias

 

Últimas Notícias é link gerenciado pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco.