Ultimas Notícias

Voltar

Centrais de Agilização Processual do TJPE emitem 381 decisões em sete dias

Fachada do Palácio da Justiça de Pernambuco, com as bandeiras de Pernambuco, do Brasil e do TJPE em primeiro plano e céu azul com poucas nuvens

As duas Centrais de Agilização Processual do Interior (Capis) – de Caruaru e Petrolina – somaram 381 sentenças proferidas entre os dias 15 a 22 de junho, de acordo com relatório fornecido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Setic / TJPE). O resultado foi possível devido à atuação conjunta de 28 novos magistrados, empossados pela instituição em fevereiro deste ano, e obteve outros dados expressivos, como informa o coordenador da iniciativa, juiz Gleydson Lima. "Estimamos que mais de 200 despachos tenham sido realizados também."
 
As ações priorizadas nos julgamentos foram aquelas relacionadas à Meta 2/2016 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que determina o julgamento de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012. O juiz Gleydson Lima elogiou o empenho dos novos colegas, que resultou no expressivo número de sentenças e contribui para o cumprimento dos objetivos da instituição. A partir da segunda quinzena de julho, mais três juízes estarão nas Capis, após a finalização do Curso de Formação Inicial à Magistratura.
 
Abrangência das Capis – A Central de Caruaru possui polos de julgamento em Nazaré da Mata e Garanhuns. Inicialmente, as unidades são responsáveis por processos das Varas Únicas de Aliança, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Lajedo e São Bento do Una e da 1ª Vara Cível de Gravatá. Em seguida, o trabalho chegará a unidades da 5ª até a 12ª circunscrições, além da recém-criada 19ª circunscrição.
 
Já a Central de Petrolina abrange os polos de Serra Talhada, Salgueiro e Araripina, que atuam, primeiramente, nas 1ª e 2ª Varas de Salgueiro, nas 1ª e 2ª de Araripina, na Vara Única de Tabira, na 1ª Vara de São Jose do Egito e na Vara Criminal de Serra Talhada. Na sequência, a atividade será realizada nas unidades da 13ª até a 18ª circunscrições, além da também recém-criada 20ª circunscrição.
..............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Assis LIma | Ascom TJPE