Ultimas Notícias

Voltar

Itamaracá ganha novo Fórum

Solenidade foi realizada no Salão do Júri e prestigiada por moradores da região

Solenidade foi realizada no Salão do Júri e prestigiada por moradores da região

Uma cerimônia marcada por memórias e homenagens. Dessa forma, o novo Fórum da Comarca de Itamaracá foi inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, em 10 de maio. Na ocasião, integrantes dos três poderes prestaram depoimentos sobre a relação com a cidade e também a respeito da homenagem póstuma ao juiz aposentado e deputado estadual Guilherme Uchoa, que dará nome ao prédio em proposta aprovada pelo Conselho da Magistratura. O Fórum de Itamaracá foi o terceiro inaugurado pela atual gestão, depois das entregas dos novos prédios de Canhotinho e Bezerros. Em 17 de maio, houve a inauguração da quarta construção em Bonito. Para o mês de junho, está prevista a entrega de novo edifício, o quinto, em Toritama. Confira as fotos da solenidade AQUI.

Com 1,5 mil metros quadrados de área construída, o novo Fórum de Itamaracá está localizado na Rua Brumado, s/n, Quadra N, Loteamento Recreio II, em Jaguaribe. No local, serão instaladas inicialmente duas Varas, com espaço projetado para a inauguração futura de uma terceira. As unidades possuem salas exclusivas para secretaria, arquivo e audiências, além de espaços para assessores e juiz. O prédio, adaptado a pessoas com necessidades especiais, disponibiliza também um Salão do Júri com 105 lugares, além de ambientes exclusivos para jurados, testemunhas e de reconhecimento. Confira mais detalhes do prédio AQUI.

Presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo falou sobre a relação com Itamaracá

Presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo falou sobre a relação com Itamaracá

Durante a inauguração, iniciando o discurso com trechos do Hino de Itamaracá, sendo acompanhado pelo público presente, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, falou sobre a relação com a Ilha, onde tem casa há mais de duas décadas, e o trabalho conjunto entre os três poderes. O magistrado também prestou uma homenagem a Guilherme Uchoa. “Foi um homem capaz de compreender anseios e unir os mais diferentes públicos em benefício do nosso Estado. Esta homenagem representa o desejo de preservação da memória de importante figura de nossa história recente, a quem reitero minha gratidão e meu respeito em nome do TJPE. Que, neste fórum, nesta casa de Justiça e do povo, a população de Itamaracá possa se sentir acolhida e mais próxima do Judiciário. Investimos em pessoal, tecnologia, conforto, acessibilidade, sustentabilidade e eficiência para atuarmos de forma respeitosa. É direito de cada cidadão ter acesso à Justiça de formas digna e rápida”, disse.

Compondo o dispositivo de honra, o desembargador Jovaldo Nunes também prestou homenagem a Guilherme Uchoa. “Eu estou aqui porque faço parte do Judiciário, sou juiz de carreira e presidi o Tribunal de Justiça de Pernambuco a exemplo de Adalberto e Leopoldo. Eu estou aqui porque tenho duas residências: uma em Olinda e outra, há 30 anos, aqui em Itamaracá. Mas estou aqui também para demonstrar a forma como o Poder Judiciário faz Justiça. Faz Justiça no dia a dia, através da atuação de magistrados, servidores e demais operadores do Direito, mas faz Justiça também prestando homenagens às pessoas. Soube que Itamaracá iria ganhar esta nova casa de Justiça e sugeri ao presidente Adalberto o nome de nosso ex-colega, juiz aposentado, deputado estadual, presidente da Alepe e governador Guilherme Uchoa, sendo aprovado pelo Conselho com a relatoria do desembargador Humberto Vasconcelos. Estamos todos de parabéns por esta nova casa de Justiça e com essa justa homenagem”, declarou.

Placa foi descerrada por representantes do TJPE e autoridades locais

Placa foi descerrada por representantes do TJPE e autoridades locais

Com obra iniciada na gestão do desembargador Leopoldo Raposo à frente da Presidência do TJPE (2016-2018), o novo prédio foi entregue em menos de dois anos e, para o magistrado, é um equipamento capaz de aproximar as pessoas ao exercício da cidadania. “Não se julgam apenas, e eu sempre digo isso nos diversos fóruns que tive a oportunidade de inaugurar, não se julgam apenas os casos de João e Maria. Aqui a população, sobretudo a população mais carente, recebe a proteção da Justiça. Fazer Justiça, nesta casa do povo, é permitir e possibilitar à população o acesso à cidadania e a melhores condições de vida”, destacou.

Além de falar sobre os benefícios para a população com a nova estrutura, o diretor do Fórum da Comarca de Itamaracá, juiz José Romero Maciel, falou sobre a atuação dos servidores. “Destaco, ainda, os benefícios que estas novas instalações proporcionarão aos abnegados e compromissados servidores deste fórum. Aqui não existe apenas uma equipe de excelência de funcionários, mas, sim, uma verdadeira família, em um ambiente descontraído, cortês e de muita fraternidade e respeito”, afirmou. Prestaram ainda depoimentos o prefeito de Itamaracá, Mosar “Tato” de Melo Barbosa Filho, e o deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior.

Integrantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo durante inauguração

Integrantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo durante inauguração

Além de juízes, servidores e prestadores de serviço, estiveram presentes os desembargadores Antenor Cardoso (segundo vice-presidente do TJPE), Alberto Nogueira Virgínio, Eurico de Barros Correia Filho, Eudes França, Humberto Vasconcelos e Évio Marques. Integrantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados e de diversos seguimentos também participaram da solenidade.

.................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Silla Cadengue | Cacoete Produções | Ascom TJPE