Ultimas Notícias Ultimas Notícias

Voltar

Juíza do TJPE promove nova roda de leitura infantil para crianças das casas de acolhimento do Recife

A juíza do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mariana Vieira Sarmento, que lançou o seu primeiro livro infantil, intitulado As aventuras da Família Patinho, no mês de junho deste ano, segue promovendo rodas de leituras para as crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional no Recife. Desde o lançamento da obra de literatura infantil, até o momento, a magistrada, que é titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Carpina, já realizou rodas de leituras nas seguintes Casas de Acolhimento Institucional da Capital: Casa Acalanto, no bairro do Prado; Lar Esperança, no Jiquiá; Unidade de Acolhimento Abrigo Jesus Menino (AJEM), no Barro; e Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep.

O livro As aventuras da Família Patinho aborda temas como amor, empatia e amizade, e conta com o trabalho da ilustradora Isabelly Naque, com edição realizada pela Fasa Gráfica. As últimas rodas de leitura da obra infantil no Recife serão realizadas no dia 11 de agosto, na Casa de Acolhida Aconchego, no bairro de Campo Grande; e no Lar do Neném, na Madalena.

A inspiração para o livro veio das leituras que a juíza costuma fazer para o seu filho Arthur, de 3 anos, mais especificamente quando ele a pediu para criar uma história nova. Desse modo, atendendo ao pedido do filho, Mariana Sarmento personificou os patinhos da história como personagens de sua própria família, transportando para a escrita fatos vivenciados em seu próprio lar, incluindo até mesmo os quatro cachorros da família, incluindo o cocker spaniel Frederico, que tem sido levado pela magistrada para alguma das rodas de leitura que vem fazendo nas Casas de Acolhimento do Recife.

A ideia para as rodas de leitura surgiu do olhar social da juíza, que, em sua unidade judiciária, também lida com processos da área da Infância e Juventude, tendo como foco e intuito, através dessas leituras, levar alegria para essas crianças em estágio de acolhimento, e assim estimulá-las ao prazer da leitura e levá-las um pouco ao mundo da fantasia.

“Sempre sinto um misto de emoções em cada casa de acolhimento em que visito para fazer essas leituras. E em cada uma delas, percebo que as expectativas das crianças são diferentes, embora todas expressem algo em comum – a aceitação. Elas ficam encantadas, e eu saio de cada roda de leitura desta com a sensação de querer fazer mais. Eu nunca leio apenas o livro dos Patinhos. Muitas vezes, eu levo para a instituição alguns outros livros infantis de minha casa, e, quando isto não acontece, eu pergunto às crianças se elas têm algum livro preferido lá da Casa de Acolhimento, e elas vão buscar os livros que elas gostam, e os trazem para que eu faça a leitura deles. A emoção sempre é muito forte. Em algumas casas, as crianças até pedem para que eu leia novamente a história dos patinhos, e interagem, fazem perguntas sobre certos trechos lidos e pedem para rever as figuras do livro”, comenta a magistrada.

Mariana Sarmento também ressalta a importância de acolher as carências afetivas das crianças que esperam em instituições de acolhimento para serem adotadas, e o fato de que estas precisam de pessoas que olhem para elas. Ações como a roda de leitura promovida pela magistrada do TJPE muitas vezes amenizam as dores dessas crianças, além de contribuírem para um desenvolvimento emocional e cognitivo mais saudável.

Como adquirir o livro - O livro As aventuras da Família Patinho custa R$30 e pode ser obtido nas lojas Kuxixo e Di Franci, em Carpina. Os interessados em adquirir a obra, e assim também contribuir com o @abrigopatasencantadas, também podem solicitar o livro pelo e-mail mariana.sarmento@yahoo.com.br. Já as doações diretas ao abrigo podem ser feitas pelo PIX da instituição: 33.583640/0001-20.

Notícia relacionada: 

Juíza do TJPE lança livro infantil e promove roda de leitura para crianças que vivem em casas de acolhimento do Recife

..................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Divulgação