Ultimas Notícias

Voltar

População de Agrestina recebe novo fórum

Inauguração do novo Fórum de Agrestina

Inauguração do novo Fórum de Agrestina

O município de Agrestina, localizado a 153 quilômetros do Recife, recebeu, na sexta-feira (19/01), a inauguração do novo fórum da cidade. Com uma área construída de mais de 1,2 mil metros quadrados, o prédio vai atender às demandas dos moradores da Comarca numa estrutura composta por salas para funcionamento da Defensoria Pública (DPPE), do Ministério Público (MPPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE); espaços para audiências de custódia e mediação; além de salão do júri com capacidade para 150 pessoas. O terreno, doado numa parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), possui cerca de 5,8 mil metros quadrados.

O fórum traz o nome do desembargador aposentado e ex-presidente do TJPE, Benildes de Souza Ribeiro, natural do município de Agrestina, que faleceu em 2008. Para o desembargador Leopoldo Raposo, atual presidente do Judiciário estadual, é prestada uma justa homenagem ao magistrado. “Benildes Ribeiro foi um homem de uma inteligência brilhante, uma grande liderança reconhecida nacionalmente. Ele sempre buscou fortalecer e defender a autonomia e a independência do Poder Judiciário”, enfatizou.

O prefeito da cidade, Thiago Nunes, falou sobre o significado do novo equipamento para a população. “Esta inauguração representa o desenvolvimento de Agrestina. As pessoas estão felizes em ver o município crescer”, declarou. Ele também destacou a importância do esforço conjunto entre os Poderes para a construção do fórum. “O trabalho desenvolvido em conjunto permitiu a construção em tempo recorde da nova casa da Justiça do município de Agrestina. O Poder da Justiça é imprescindível para a garantia do direito e da democracia da nossa população”.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Guilherme Uchoa; o juiz diretor do foro da Comarca de Agrestina, Renato Dibachti; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adilson Tavares; o representante da OAB, Subseção Santa Cruz do Capibaribe, Felipe Sampaio; o representante da família do desembargador Benildes Ribeiro, Josué Souza Ribeiro.

Para representar a população de Agrestina, o presidente Leopoldo raposo convidou a dona de casa Maria do Carmo da Silva, para compor a mesa e descerrar a placa em nome de todo os moradores. “O fórum está muito lindo. O antigo era muito pequeno, apertado e esse daqui ficou ótimo”, comemorou a agrestinense.

Interior – Em viagem pelo Sertão do Estado, nesta quinta-feira (25/1), o desembargador-presidente Leopoldo Raposo lança pedra fundamental do futuro Fórum de Salgueiro e inaugura o novo Fórum de Santa Maria da Boa Vista. Na sexta (26/1), ocorre o lançamento de pedra fundamental de novo fórum da Comarca de Petrolina.
.............................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira