Ultimas Notícias

Voltar

TJPE inaugura 33ª câmara privada de mediação e conciliação

Autoridades posam para foto com placa de inauguração de novo órgão

Representantes do TJPE e da Faculdade Damas descerraram a placa de inauguração da nova Câmara

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, na quarta-feira (12/12), a 33ª Câmara Privada de Conciliação e Mediação do Estado, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Damas, localizado no bairro das Graças, no Recife. A solenidade contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; dos juízes Alberto Freitas e Élio Braz; da diretora da Faculdade Damas, Irmã Miriam (Maria Arcione); e da equipe do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) do Judiciário pernambucano. Confira mais fotos no Flickr AQUI.

Na ocasião, o presidente do TJPE ressaltou que a gestão está buscando a humanização do atendimento, ampliando as atividades de cidadania voltadas para a população. “Esta câmara privada se soma a mais de 30 presentes em todo o Estado, com o objetivo de atender melhor à sociedade e contribuir com o meio acadêmico. A principal função de quem trabalha aqui é oferecer o melhor tratamento às pessoas para solução de conflitos. Vocês são agentes de pacificação social, e creio que não exista maior honra do que contribuir para o bem da sociedade.”

Em seu discurso, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo destacou também a atuação da equipe do Nupemec, coordenada pelo desembargador Érik Simões, durante a Semana Nacional de Conciliação realizada em novembro, como um trabalho que também conta com o apoio das câmaras privadas de conciliação. “Em cinco dias, foram realizadas 10.800 sessões de conciliação, sendo efetivados mais de 4.400 acordos e homologados quase 27 milhões de reais. Parabéns pelo trabalho.”

As câmaras privadas de conciliação são unidades mantidas por instituições de ensino superior através de parceria com o Judiciário estadual. A finalidade é promover conciliação em litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, envolvendo pessoas ou entidades da mesma ou de diferentes categorias econômicas e profissionais. Na parceria, as faculdades comprometem-se a implantar e manter uma estrutura física e de pessoal suficientes ao cumprimento das atividades desenvolvidas nas unidades. 

Confira AQUI a lista de instituições que possuem parceria com o Poder Judiciário de Pernambuco. 

Exibição de espaço de atendimento de novo espaço do TJPE na Faculdade Damas

Serviço – A Câmara de Conciliação vai funcionar no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Damas, localizado na Rua Doutor Malaquias, 114, bairro das Graças, no Recife, de terça a sexta, das 13h às 17h; e aos sábado, das 8 às 11h. 

...........................................................................
Texto: Andréa Neves | Ascom TJPE 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE