Organização Judiciária - COJURI

Histórico

A Comissão de Organização Judiciária e de Regimento Interno - Cojuri é uma Comissão Permanente instituída a partir da emenda nº I que modifica o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco de 11 de março de 1970, onde é acrescida a alínea "c" no art. 12, verbis:"c) constituir comissões permanentes ou temporárias".

É composta por três desembargadores eleitos durante a eleição da mesa diretora do Tribunal, para o exercício no mesmo biênio, sendo o presidente escolhido dentre os mesmos na mesma sessão, conforme o art. 40 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça.

A primeira Comissão foi presidida pelo então desembargador Augusto de Souza Duque com os desembargadores Pedro Ribeiro Malta e Gabriel Lucena Cavalcanti como membros da Comissão.

Seu Regimento Interno data de 15 de março de 1973, aprovado nas sessões realizadas nos dias 16, 20 e 23 de fevereiro e 12 de março do mesmo ano. A última alteração do documento ocorreu na gestão 2006/2007, no cumprimento da atribuição que lhe é deferida pelo inciso IX, do art. 43, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça.

Tem como atribuições as enumeradas no art. 43 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Pernambuco.