Pular para o conteúdo
 

 

Cine Mulher e Brincar de Paz - Comarca de Jaboatão dos Guararapes

A Vara de Violência Domestica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Jaboatão dos Guararapes desenvolve quatro projetos direcionados a prevenção: Cine Mulher, Brinca de Paz, Grupo Reflexivo com homens acusados de agressão e Grupo Reflexivo com mulheres vítimas de violência.

O Cine Mulher teve início em 2015 com o objetivo de sensibilizar sobre processo de mudança nas relações entre gêneros através da discussão de filmes relacionados com o público de mulheres. O projeto tem caráter informativo, reflexivo e educativo e está direcionado a mulheres com ou sem processos em tramitação na Vara. Ocorre mensalmente na sala de espera da Defensoria Pública da mulher.

 

Também iniciado em 2015, o projeto Brincar de Paz também utiliza o cinema para sensibilizar alunos do ensino fundamental 2 e médio das Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Jaboatão dos Guararapes sobre processo de mudança nas relações entre mulheres e homens com a exibição e debate de filmes que abordam esse tema.

 

Desde fevereiro de 2013, a unidade promove grupos reflexivos exclusivos de mulheres vítimas de violência e também grupos exclusivos de homens autores das agressões. A participação dos homens agressores é obrigatória nos grupos reflexivos. Essas reuniões ocorrem mensalmente. A ação educativa tem a finalidade de responsabilizar os autores sobre o atos que realizaram, promovendo assim a recuperação e reeducação do agressor prevista nos artigos 30 e 45 da Lei 11.340/2006, com a participação da equipe multidisciplinar da Vara.

 

Por outro lado, a Vara também promove grupos reflexivos com as mulheres vítimas de violência na comarca, no sentido de promover orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas voltados para mulheres com ou sem processos em tramitação na unidade. A cada mês, o grupo reúne-se sala de espera da Defensoria Pública.