Pular para o conteúdo
 

 

Grupo Reflexivo Novos Rumos - Comarca de Camaragibe

O Grupo Reflexivo Novos Rumos é uma proposta de intervenção da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Camaragibe com homens autores de violência contra as mulheres em cumprimento de medida protetiva nas Comarcas de Camaragibe e São Lourenço da Mata. O projeto foi implantado em 2016, com base na Lei 11.340/06, e possui o objetivo de promover reflexões baseadas na perspectiva de gênero, direcionadas aos referidos homens.

 

A equipe psicossocial é composta por duas técnicas, sendo uma assistente social e uma psicóloga, que são responsáveis pela preparação do material, realização e condução dos grupos.

 

Os homens são encaminhados pela MM Juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, através de determinação judicial, e respondem, inicialmente, um questionário socioeconômico, junto à equipe técnica. Em seguida, é informado sobre os objetivos do curso e a obrigatoriedade em participar dos encontros.

 

As atividades são realizadas de maneira didática, devido ao baixo grau de escolaridade da maioria dos participantes, com apresentação de vídeos, imagens e dinâmicas de grupo, como forma de motivar a participação e interação dos homens.

 

Os grupos são compostos por, no máximo, dez integrantes, os quais participam de três encontros com intervalos quinzenais.