Pular para o conteúdo
 

 

Grupo Reflexivo Transformando Nós - Comarca de Igarassu

O projeto Transformando Nós é destinado aos homens autores de violência contra a mulher nas suas mais variadas formas e às mulheres vítimas de violência. Implementada desde agosto de 2014, a ação é desenvolvida pela equipe da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher do Cabo de Igarassu.

 

Como funciona:

 

  • O trabalho é realizado em grupos separados, com quantitativo limitado a 15 pessoas por grupo.
  • Ao todo, são quatro encontros para as mulheres e cinco encontros para os homens.
  • Inclui-se como requisito às medidas protetivas de urgência que obrigam os autores de violência contra a mulher a participação nos grupos reflexivos, o que implica dizer que sua participação é obrigatória.
  • Em relação às mulheres, a participação é facultativa; nesse sentido, desenvolvemos um trabalho de sensibilização, estimulando-as para que possam ter acesso a informações sobre seus direitos assegurados pela Lei Maria da Penha e, ao mesmo tempo, atentando para o uso consciente da mesma.
  • Temos também um grupo reflexivo mensal com os sentenciados que receberam o benefício de suspensão da pena através da Prestação de Serviço à Comunidade;
  • Nos grupos reflexivos, nós estimulamos o debate sobre temas como a importância da Lei Maria da Penha no nosso contexto histórico, conceitos de gênero, papéis sociais, relacionamento entre pais e filhos, emoções e consciência corporal, comunicação não-violenta, sistema de crenças que geram os círculos viciosos da violência, dentre outros.
  • Para além das questões atinentes à Lei Maria da Penha que envolve o julgamento e a responsabilização dos acusados, entendemos como essencial a sensibilização para a problemática da violência contra a mulher, favorecendo a conscientização voltada à saúde relacional e o incentivo ao empoderamento feminino.

 

Veja o vídeo sobre o projeto feito pela TJPE TV: