Navegação do site
Notícias
CGJ-PE promove capacitação para servidores e servidoras dos Juizados Especiais
Servidores e servidoras que atuam em 15 Juizados Especiais do Estado participaram, nesta terça-feira (30/5), da primeira etapa do Programa Eficiência nos Juizados Especiais: EficiJus. Ao longo do dia, foi promovida uma capacitação com abordagem interdisciplinar e enfoque em liderança e gestão. O programa é uma iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE), por meio da Corregedoria Auxiliar do Sistema de Juizados Especiais e Colégios Recursais e a Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais, e foi instituído com a publicação da Portaria n°50/2023.
O encontro, realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), reuniu chefes de secretaria e assessores(as). O juíz Élio Braz, coordenador executivo da Governança do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi o responsável por iniciar as dinâmicas, que tiveram como foco a escuta.
"Nós queremos trabalhar o sentimento de pertencimento dos servidores e servidoras dentro de uma técnica de círculo restaurativo. A justiça restaurativa trabalha com alguns princípios, o principal deles é o pertencimento. E nós vamos trabalhar nisso para que todos se sintam integrados. Construir os Juizados de Pernambuco significa também construir pessoas e desenvolver habilidades que possam fazer a prestação jurisdicional cada vez mais célere, com mais atenção ao público", explicou o magistrado.
Durante o encontro, os servidores e servidoras puderam relatar suas experiências, dificuldades e pontos positivos que fazem parte do dia a dia dos Juizados. “Nossa expectativa é que após essa capacitação haja mais empatia, que ela venha a ser colocada como um norte em todas as relações que envolvam não só os servidores, mas também o público e, acima de tudo, os gestores. Além disso, esse encontro permitiu o surgimento de várias ideias. São muitas pessoas, muitas histórias”, relatou o servidor Severino Tomé, chefe de secretaria do 2° Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Paulista.
Em seguida, as juízas Fernanda Chuahy de Paula e Nalva Cristina Campello conduziram a capacitação, que terá continuidade posteriormente com novos participantes. Após a conclusão da primeira etapa do programa, será criado e implementado um plano de trabalho, que visará adequar a realidade das unidades aos propósitos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Com a finalização das duas etapas, a Corregedoria Auxiliar dos Juizados Especiais emitirá relatório geral, que será encaminhado ao Comitê Gestor para fins de análise de seus resultados. O Comitê Gestor será composto pelo desembargador corregedor-geral da Justiça; desembargador diretor da Escola Judicial de Pernambuco; juiz ou juíza auxiliar da Corregedoria dos Juizados; juiz ou juíza diretor(a) de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores(as); juiz ou juíza coordenador(a) dos Juizados; Diretoria Geral do TJPE; Secretaria de Gestão de Pessoas; e Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto e foto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE