Pular para o conteúdo

Notícias

Voltar

Corregedoria promove palestra sobre as Centrais do Extrajudicial

A corregedoria auxiliar para o serviço extrajudicial da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) promoveu, na tarde da última quarta-feira (22/02), uma palestra sobre as centrais informatizadas utilizadas pelos cartórios extrajudiciais. O evento ocorreu no 6º andar do Fórum Thomaz de Aquino e teve como público-alvo auditores de inspeção e servidores da Corregedoria Auxiliar para serviço extrajudicial.

Na ocasião, o juiz corregedor para o extrajudicial Sérgio Paulo Ribeiro, fez uma breve explanação sobre o tema e apresentou o palestrante convidado, Ivanildo Figueiredo, responsável pelo 8º Ofício de Notas de Recife.  

Após agradecer o convite da corregedoria, Ivanildo abordou a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), uma central eletrônica onde podem ser encontradas informações sem vários cartórios do Brasil. Através de demonstrações de tela, o tabelião explicou o que pode ser feito no sistema, que tipos de informações podem ser encontradas e demonstrou como encontrar dados.

Também na programação, a Central de Registro Civil foi apresentada pelo juiz Sérgio Paulo. O juiz corregedor para o extrajudicial explicou a importância da central, que permite a obtenção de uma segunda via de certidão, mesmo que o usuário esteja distante do cartório do registro. O magistrado demonstrou a possibilidade de realizar uma consulta gratuita de protestos através do sistema do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil e falou também da Penhora on-line e da Central Registradores de Imóveis.   

Segundo o magistrado, o conhecimento desses sistemas aprimorará as inspeções, delineando mais rapidamente o campo de atuação do auditor, dando acesso às informações relevantes de maneira mais eficiente. A palestra foi a segunda de um ciclo de palestras de periodicidade mensal que está sendo realizado para fins de capacitação dos auditores de inspeção e servidores do extrajudicial da CGJ-PE.

 

---

Texto: Ascom CGJ

Foto: Agência Rodrigo Moreira