Navegação do site
Notícias
Corregedoria promove reunião para aprimorar atendimento à população
A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) promoveu, na manhã de hoje (03/02), no Fórum Thomaz de Aquino, uma reunião com os cartórios de registro civil para aperfeiçoar as atividades da Seção de Buscas, setor da corregedoria responsável por demandas relacionadas ao registro civil.
Com a presença da secretária geral da Corregedoria Elaine Feitosa, do juiz corregedor para o extrajudicial Sérgio Paulo Ribeiro, e do assessor de tecnologia da informação da CGJ Josinean Tavares, a ocasião permitiu a discussão sobre as principais dificuldades na emissão de certidões, o esclarecimento de dúvidas em relação aos sistemas informatizados e a construção de soluções conjuntas.
Atualmente, os cartórios pernambucanos estão interligados por um sistema informatizado: a Central de Informações do Registro Civil. Com a central, uma pessoa pode solicitar uma certidão em um cartório diferente do cartório em que ocorreu o registro, tornando o procedimento mais rápido e econômico. Hoje existem 11 milhões de registros na base da Central de Registros de Pernambuco.
Seção de Buscas - Ligada à Secretaria Geral da CGJ-PE e voltado à população pobre na forma da lei, a Seção de Buscas solicita segunda via de certidões, realiza pedidos de retificação de registros, registro tardio ou de restauração de registro. A seção atende também demandas do Ministério Público, do Conselho Tutelar, da Defensoria Pública, de advogados de cidadãos carentes e de outras corregedorias.
---
Texto e Foto: Ascom | CGJ
Notícias Relacionadas
Últimas Notícias
-
CGJ-PE promove capacitação para servidores e servidoras dos Juizados Especiais
-
Corregedoria Auxiliar dos Juizados Especiais conclui inspeções nas unidades da Capital e RMR no primeiro semestre
-
Corregedor de Pernambuco participa de encerramento da 91ª edição do ENCOGE e no Fórum Nacional Fundiário
-
Pernambuco emite milhares de certidões para população socialmente vulnerável durante a Semana Nacional do Registro Civil e garante o primeiro lugar entre os Estados que participaram da ação
-
Corregedor de Pernambuco participa de ENCOGE no TJRS