Notícias Notícias

Voltar

Encontro Regional realizado em Garanhuns traz palestra sobre Precatórios

Corregedor faz discurso no Salão do Pleno de Garanhuns durante encontro regionalA palestra Rotina dos precatórios - efetividade no cumprimento das decisões judiciais foi a novidade na programação do Encontro Regional realizado em Garanhuns. O evento, promovido nesta semana, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, reuniu magistradas, magistrados, servidoras e servidores de 21 comarcas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na quinta-feira (21/9), o Encontro acontece em Caruaru.

Entre os assuntos abordados pelo servidor do setor de Precatórios, Maurício Santa Cruz, estavam o sistema de controle de processos e cálculo de precatórios, as demandas do Conselho Nacional da Justiça referentes à digitalização e a redução no tempo para pagamento. "Este evento superou as minhas expectativas. Uma iniciativa muito importante para ampliar o diálogo", destacou. Também foram discutidos os temas Organização e Métodos - Governança e Gestão de dados; PJe; Boas Práticas; Trabalho da Auditoria de Inspeção; e Política de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

A mesa de honra do evento foi composta pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, pelo 1º Vice-Presidente do TJ, desembargador Antenor Cardoso, pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Bandeira de Mello, pela coordenadora da Mulher, desembargadora Daisy Andrade, pelo assessor especial da Presidência, juiz Gleydson Lima, pelo diretor do Foro de Garanhuns, juiz Francisco Milton Araújo Júnior, pelo presidente da Associação de Magistrados de Pernambuco, juiz Igor Rêgo, pelo diretor geral do Tribunal, Marcel Lima, e pelo coordenador-geral do Sindicato dos servidores do Judiciário de Pernambuco  Sindjud-PE. O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, participou virtualmente da abertura do Encontro.

O diretor do Foro de Garanhuns elogiou o evento. “Louvamos a iniciativa de retomada dos Encontros Regionais, eventos nos quais o Tribunal vem ao interior conhecer ‘in loco’, se inteirar bem de perto das nossas realidades, das nossas necessidades. Certamente, todos são beneficiados: nós, magistrados, os servidores, o Tribunal enquanto instituição e a sociedade”, avaliou.

O corregedor-geral agradeceu a participação de todos os presentes. “Saímos daqui enriquecidos com tantas informações de importância para que possamos dar efetivo cumprimento às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, como também ajustar melhores procedimentos nas nossas condutas diuturnas como servidores públicos que cuidam da máquina judiciária estadual. Esse foi nosso compromisso ao assumirmos a gestão da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado, para o biênio 2022/2024, focando a administração na nossa atividade-fim, buscando fornecer uma prestação jurisdicional célere e eficaz, concernente aos anseios da sociedade”, ressaltou.

A iniciativa conjunta da Presidência do TJPE e da Corregedoria Geral da Justiça tem como objetivo discutir boas práticas de gestão e aperfeiçoar o Judiciário. Estiveram presentes integrantes da Justiça das Comarcas de Águas Belas, Alagoinha, Angelim, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jupi, Lajedo, Pedra, Saloá, Santa Maria do Cambucá, São João, Surubim, Venturosa, Vertentes.

 

......................................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE

Foto: K9 Produções