Pular para o conteúdo

Notícias

Voltar

Projeto Encontros Regionais promove integração entre comarcas do Sertão do Estado

O corregedor geral da Justiça, desembargador Antônio Lima, destacou a importância dos encontros para a melhoria da prestação jurisdicional

O corregedor geral da Justiça, desembargador Antônio Lima, destacou a importância dos encontros para a melhoria da prestação jurisdicional

Juízes responsáveis por 23 comarcas do Estado reuniram-se em Serra Talhada para discutir boas práticas de gestão. A 3ª edição do projeto Encontros Regionais aconteceu na sexta-feira (5/5) e contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, com o corregedor geral da Justiça, desembargador Antônio de Melo e Lima, entre outros membros do Judiciário estadual.

O desembargador Leopoldo Raposo iniciou a programação falando de sua experiência na magistratura e das possíveis iniciativas que os magistrados devem adotar para tornar a prestação jurisdicional mais efetiva. “O juiz deve ser sujeito de sua história. Ele não pode se acostumar diante de uma realidade precária. A partir do momento em que conhece a sua unidade judiciária, não pode assumir uma postura ingênua e contemplativa. O juiz modelo, paradigma, é aquele que não se adapta à realidade, mas procura transformá-la”, avaliou o presidente.

Presidente e corregedor geral discutem boas práticas de gestão com magistrados

Segundo o corregedor geral da Justiça, desembargador Antônio Lima, com os encontros, o objetivo é melhorar a prestação jurisdicional. “É importante observarmos as necessidades de cada comarca e discutir quais as práticas que podem ser adotadas para que o serviço jurisdicional se torne mais eficiente”, destacou.

Participaram do encontro juízes responsáveis pelas comarcas Afogados da Ingazeira, Araripina, Bodocó, Exu, Moreilândia, Carnaíba, Flores, Ipubi, Itapetim, Mirandiba, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Verdejante, São José do Egito, Serra Talhada, Triunfo, Serrita, Terra Nova, Tabira, Trindade e Tuparetama. Os magistrados discutiram temas como práticas de gestão, metodologias de trabalho e normas de procedimentos e rotinas.

Na ocasião, os assessores da Corregedoria Geral, juízes Sandra de Arruda Beltrão Prado, Marcus Vinicius Nonato Rabelo Torres e José Anchieta Félix da Silva, também prestaram orientações aos participantes quanto aos aspectos administrativos

Na ocasião, os assessores da Corregedoria Geral, juízes Sandra de Arruda Beltrão Prado, Marcus Vinicius Nonato Rabelo Torres e José Anchieta Félix da Silva, também prestaram orientações aos participantes quanto aos aspectos administrativos no desenvolver da atividade para facilitar a agilização e a melhoria na prestação jurisdicional, tirando dúvidas suscitadas pelos presentes.

Para o juiz André Simões, da comarca de Tabira, a iniciativa possibilita a integração entre os magistrados e a gestão do Tribunal. “Está sendo uma experiência muito válida porque a gente tem a oportunidade de trocar experiências, fazer nossas reivindicações diretamente ao presidente, sem precisar se dirigir à Capital.”

Também estiveram presentes no encontro o desembargador Eudes França; o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), juiz Gleydson Lima; o assessor da Presidência, juiz Alberto Freitas; o diretor do Foro de Serra Talhada, juiz Diógenes Portela Saboia Soares Torres; e o juiz José Raimundo dos Santos Costa. O projeto Encontros Regionais já foi realizado nas comarcas de Petrolina e Caruaru e reuniu mais de 80 magistrados. O próximo encontro será em Garanhuns, no dia 26 de maio.

 

................................................................................................

Texto: Ascom CGJ com informações da Ascom TJPE

Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE