Notícias Notícias

Voltar

Qualificação de dados do Judiciário é eixo central de palestras durante Encontro Regional realizado em Caruaru

Mesa de honra reuniu integrantes do TJPE durante abertura do Encontro Regional

Caruaru reuniu magistradas e magistrados, servidoras e servidores de 32 Comarcas do Agreste do Estado para debater métodos de gestão e planejamento durante o Encontro Regional realizado na última semana. O eixo central de todas as palestras promovidas durante o evento foi a importância da qualificação dos dados do Judiciário, como ferramenta estratégica, para garantir uma prestação de serviço mais eficiente.

Para o diretor do Foro de Caruaru, juiz José Tadeu dos Passos e Silva, o Encontro é uma oportunidade para discutir questões de interesse do Poder Judiciário no que compete à qualidade da prestação jurisdicional. “A magistratura e seus servidores nunca fugiram às suas responsabilidades e esse estreitamento institucional com a cúpula se apresenta de forma bastante positiva, para debatermos carências, escutarmos sugestões de melhoria, bem como também apresentá-las, tendo como meta a melhoria da prestação jurisdicional”, avaliou.

Corregedor discursando durante abertura do EncontroEm seu discurso, o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco falou da importância de difundir uma série de boas práticas que vêm sendo desenvolvidas por setores do Judiciário pernambucano. "Buscamos a melhoria da gestão de cada uma das unidades, visando dar cumprimento às metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça. Nosso compromisso é com a eficiência. Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil, mas é factível. Magistrados e magistradas, servidores e servidoras atualizados e atualizadas não apenas cumprem seus deveres funcionais, mas, sobretudo, estão aptos para contribuir para uma resolução rápida, eficaz e segura dos conflitos. O empenho de cada um e de cada uma e a adoção de práticas inovadoras é essencial para que alcancemos nossos objetivos constitucionais”, declarou.

Presidente discursando durante EncontroParticipando presencialmente pela primeira vez, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, ressaltou a alegria de estar em Caruaru e falou das iniciativas da gestão com foco na melhoria da prestação de serviço. “Estamos fazendo para o bem do povo e contando com juízes e servidores, para a gente mudar de patamar. Precisamos fazer mais na quantidade e mais na qualidade e isso depende da gente. Eu conto que cada um faça a sua parte para que possamos dizer que o sistema do Judiciário de Pernambuco é o melhor do Brasil”, destacou.  

A palestra Organização e Métodos - Governança e Gestão de dados abriu o evento. Com foco no planejamento das unidades, a exposição apresentou a importância da alimentação correta dos dados por magistrados e servidores para garantir um retrato fiel da unidade de trabalho. A tônica foi a mesma nas demais palestras, sobre PJe; Precatórios; Boas Práticas; Trabalho da Auditoria de Inspeção; e Política de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Todos os expositores destacaram que as estratégicas para uma maior eficiência só podem ser traçadas a partir de informações consolidadas.

O Encontro de Caruaru contou com integrantes das Comarcas de Altinho, Agrestina, Belo Jardim, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Gravatá, João Alfredo, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Orobó, Passira, Pesqueira, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Sairé, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte e Toritama. O próximo encontro acontece em novembro, em Vitória de Santo Antão.

 

 

.........................................................................................................................................

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE