Pular para o conteúdo

Apresentação

A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, sediada no Recife, é o órgão do Tribunal de Justiça de Pernambuco responsável pela fiscalização, disciplina, controle e orientação dos serviços judiciais do Estado de Pernambuco. Além disso, tem a incumbência de fiscalizar e orientar os cartórios, avaliar o desempenho de juízes em estágio probatório, abrir sindicâncias, instaurar e ultimar processos administrativos.

Atuando através de correições e inspeções, a Corregedoria é, também, essencialmente orientadora, promovendo a prevenção de irregularidades e ilícitos, editando provimentos e respondendo a consulta sobre custas e emolumentos, além de normas sobre a atividade dos cartórios extrajudiciais. 

A equipe é comandada pelo corregedor geral da Justiça e formada pelos juízes auxiliares e servidores especializados. As correições ou inspeções judiciais são realizadas por cinco corregedores que fiscalizam constantemente comarcas da capital e interior.

As atribuições da Corregedoria Geral de Justiça estão definidas no Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco, Lei Complementar número 100, de 21 de novembro de 2007, dos artigos 35 ao 43.