Navegação do site
Notícias
CGJ-PE instala Conselho de Ex-Corregedores
Conselho de Ex-Corregedores Gerais da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco foi instalado ontem (25), no Fórum Thomaz de Aquino, sede da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco. A cerimônia aconteceu no gabinete do corregedor geral da Justiça desembargador Fernando Cerqueira, e contou a presença de seis ex-corregedores.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco desembargador Adalberto de Melo abriu os trabalhos, declarando que “apenas a presença (dos ex-corregedores) já é motivo de honra para todos”, e destacou que será uma oportunidade de aprendizado, parabenizando o corregedor atual pela iniciativa. Feita a leitura da resolução de instalação do Conselho, todos os ex-corregedores presentes foram convidados a assinar a ata, em ordem cronológica: Etério Ramos Galvão, Ozael Veloso, Fausto Valença de Freitas, José Fernandes de Lemos, Frederico Ricardo de Almeida Neves e Eduardo Paurá Peres. A Resolução 01/2018 da CGJ-PE seguiu para publicação assinada pelo corregedor-desembargador Fernando Cerqueira no DJe de hoje (26).
Tendo recebido a palavra, o desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Conselho de ex-corregedores, aproveitou a oportunidade para apresentar parte de sua equipe de assessoramento. Os juízes assessores especiais Honório Gomes e Fernanda Chuahy, e os juízes corregedores auxiliares Paulo Victor Almeida, Sônia Stamford e Janduhy Finizola, representaram os colegas juízes corregedores que não puderam comparecer, Carlos Damião Lessa e Marcus Vinicius Torres. Também foram apresentados o secretário geral Daniel Belo, o assessor de comunicação social Joezil Barros e a equipe de tecnologia da informação (ATI), formada por Alan Teles, Josinean Tavares e Rodrigo de Medeiros.
A assessora especial Fernanda Chuahy expôs parte dos projetos que vêm sendo implementados este, destacando o Justiça Eficiente, projeto da atual gestão que tem por finalidade o apoio, capacitação e implemento de gestão processual e cartorária junto às unidades judiciárias de 1º grau que apresentam elevado acervo, fomentando a prática da conciliação como meio adequado de solução dos litígios, com redução do tempo médio de duração processual e, por conseguinte, da taxa de congestionamento.
Ao retomar a palavra, Cerqueira enfatizou o fato da Corregedoria ser uma eterna construção, e que cada gestão deve dar continuidade, no que couber, ao trabalho de cada ex-corregedor. Convidando Alan Teles, foi apresentado o SiCor, Sistema de Informação da Corregedoria, iniciado na gestão do desembargador Antonio de Melo. O sistema está concorrendo, na categoria Tribunal, ao 15º Prêmio Innovare, que busca o desenvolvimento de práticas pioneiras com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. O Sistema de Informação da Corregedoria integra as informações dos sistemas de Processos e Gestão de Pessoal, garantido uma visão mais acurada da realidade das unidades. A ferramenta permite o acesso aos processos conclusos críticos e paralisados críticos na secretaria.
Após as apresentações, o desembargador aposentado e ex-corregedor geral Fausto Freitas pediu a palavra: “É uma honra para nós, de ontem, podermos contribuir com a corregedoria de hoje”. Desembargador Paurá citou Antoine de Saint-Exupery: “cada um deixa um pouco de si e leva um pouco de nós”, ao falar da relevância da iniciativa. Para o desembargador Frederico Neves, a criação do Conselho “revela respeito por quem já passou”, enfatizando que deve-se aproveitar o que já foi feito, e sempre buscar aperfeiçoar, em benefício de um Judiciário forte e da prestação de um bom serviço ao jurisdicionado.
O desembargador-presidente Adalberto de Melo encerrou a solenidade, comprimentando todos os presentes. Também estiveram presentes o vice-presidente do TJPE desembargador Cândido Saraiva, os desembargadores Itamar Pereira Filho e Humberto Vasconcelos, além de parte da equipe da CGJ-PE.
---
Texto: Natalie Jesus | Ascom CGJ
Fotos: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Notícias Relacionadas
Últimas Notícias
-
Desembargador do TJPE, senadores e senadora recebem homenagens pelos 201 do Poder Judiciário pernambucano
-
Corregedor-geral inspeciona Comarcas de Exu, Bodocó e Ouricuri
-
Corregedoria convoca magistrados(as), servidores(as) e público externo para o 7º Fórum Estadual dos Juizados Especiais de Pernambuco
-
Inspeções da Corregedoria Geral da Justiça chegam ao Sertão do Araripe
-
Corregedoria Nacional de Justiça promove seminário sobre execuções fiscais