Notícias

Voltar

Esmape encerra fórum de Processo Civil com entrega de Medalha de Honra

Desembargador em pé discursa na mesa de honra de evento jurídico

O diretor da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo, discursa na mesa de honra do evento

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape/TJPE), com sede ao lado do Fórum do Recife, encerrou o evento Fórum Esmape: novos temas de Processo Civil, na noite de quinta-feira (08/11), com a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito ao professor e jurista Luiz Guilherme Marinoni. O homenageado recebeu a comenda após ele terminar a apresentação da palestra "Coisa julgada sobre questão". Confira as fotos AQUI.

O diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo, saudou o homenageado, destacando o nome do jurista como proeminente no mundo inteiro, quando o tema é inovação em institutos do Direito Processual Civil, e como autor de 55 livros na área, sendo 17 deles lançado por grandes editoras jurídicas na Espanha, Portugal e Itália. O desembargador também lembrou que Marinoni acumula os títulos de pós-doutor na Universidade Estatal de Milão (Itália), na Columbia University (EUA) e na Fordham University (EUA).

"É com muita alegria e honra, aqui, como alunos do professor Luiz Guilherme Marinoni, que outorgamos a Medalha de Honra de nossa instituição a ele que, como jurista, está elevando mundialmente o nome do Brasil no ensino do Processo Civil", finalizou o desembargador Jones Figueirêdo. O professor, bastante emocionado, após a entrega da Medalha de Honra e Diploma respectivo, declarou estar contente e envaidecido pela homenagem.

"É muito gratificante receber a outorga de um Tribunal de Justiça que vem colaborando a aumentar o nível da qualidade da Justiça nacional através de suas decisões e de uma escola como a Esmape, que promove a discussão do Direito de forma aprofundada e abrangente. Espero poder contribuir com a Justiça de Pernambuco ainda mais no futuro", declarou o professor e jurista Luiz Guilherme Marinoni.

Encerramento – O presidente em exercício do TJPE, desembargador Cândido Saraiva, encerrou o evento, agradecendo, em nome do presidente, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, pelo "privilégio de poder ouvir um jurista mundialmente reconhecido na área jurídica" e ao desembargador Jones Figueirêdo, pela iniciativa de investir em cursos e eventos que aprimoram magistrados e servidores em direção a uma melhor prestação jurisdicional.

Jurista recebe diploma das mãos do desembargador Cândido Saraiva

O desembargador Cândido Saraiva entrega diploma de honra a Luis Guilherme Marinoni

Além do jurista Marinoni e autoridades citadas, a mesa de honra de encerramento do Fórum Esmape: novos temas de Processo Civil foi composta pelo vice-diretor da Esmape, desembargador Evandro Magalhães; pelo desembargador José Carlos Patriota Malta; e pelo supervisor da Escola Judicial, juiz Saulo Fabiane.

Programação – Além da palestra sobre “Coisa Julgada”, os participantes do evento assistiram a conferências sobre Direito do Consumidor, Postulações Judiciais, Processo Civil, Prova Científica, IRDR e Federalismo, Repercussão Geral, Recursos e Jurisprudência do STF. Luiz Mário Moutinho, Lauro Alves de Castro, Matulasém Jobson Bezerra Dantas, Rafael Alves de Luna, Eduardo de Avelar Lamy, Guilherme Veiga Chaves e André Luiz Bäuml Tesser foram também conferencistas dessa edição do Fórum Esmape.

...............................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Gleber Nova | Esmape TJPE