Notícias

Voltar

Servidores participam de curso sobre previdência

Professor no aiditório ministrando aula sobre previdência
Servidores participam de curso sobre previdência

Os servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco participaram, no último dia 10, na sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), do curso Previdência do servidor público. A capacitação, que possuiu carga horária de 8 horas, teve como objetivo explicar o tema e esclarecer as dúvidas.

“O curso é focado em três módulos. O primeiro é mais genérico para que todos entendam o que é previdência. No segundo abordarei os regimes que hoje convivem no Brasil, e mais precisamente o de previdência do servidor público. Após isto, vou trabalhar o regime de Pernambuco para que as pessoas saibam como se aposentam hoje”, explicou o professor Adelgicio de Barros Correia Sobrinho.

Durante o encontro, Adelgicio também falou sobre os impactos da proposta que tramita no Congresso Nacional podem trazer para os servidores. Entre os citados pelo professor, está o sistema de capitalização simples. “Vamos ter um sistema onde a solidariedade vai acabar ou diminuir substancialmente e só você vai contribuir. Não houve um planejamento. Foram criadas regras muito específicas em um momento passado e hoje nós estamos meio que sofrendo as consequências”, afirmou o docente.

A capacitação foi voltada para servidores lotados nas comarcas de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Itapissuma e Itamaracá.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova