Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

Notícias Notícias

Voltar

Coordenadoria da Mulher participa de eventos nacionais de combate à violência de gênero

A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participou, na segunda-feira (19/10), do encontro virtual do Colégio dos Coordenadores de Violência Doméstica dos Tribunais de Justiça (Cocevid). Na ocasião, a desembargadora Daisy Andrade e membros da sua equipe apresentaram as ações desenvolvidas no estado para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres durante o período da pandemia. Iniciativas como o projeto Cartas de Mulheres, que funciona como um canal de apoio e orientação às vítimas de violência doméstica; e o aplicativo Nísia, que permite o acompanhamento do trâmite de processos e medidas protetivas de forma remota foram divulgadas no encontro. Durante a reunião também houve eleição da comissão executiva do Cocevid.

Ainda na segunda-feira ocorreu a abertura do XII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que este ano ocorre de forma virtual no período de 19 a 23 de outubro. A presidente do Fonavid, Jacqueline Machado, iniciou a cerimônia falando dos desafios enfrentados diariamente por todas as mulheres no Brasil, e mencionou também as dificuldades das mulheres juízas que trabalham diretamente na área de violência contra a mulher.

A desembargadora Daisy Andrade falou da relevância da promoção da iniciativa para intensificar o debate sobre as ações de combate à violência contra mulher. "O Fonavid representa atualmente um dos eventos de maior relevância nas discussões sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de ampliar cada vez mais o compromisso do Poder Judiciário e da sociedade na busca pela erradicação e eliminação de todas as formas de violação aos direitos humanos das mulheres".

Na ocasião, estiveram presentes a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Cristiana Ziouva; da presidente do Fonavid, a magistrada Jacqueline Machado; da presidente do Cocevid, a desembargadora Salete Silva Sommariva; e da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil. A cerimônia contou ainda com um pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Todos destacaram o trabalho das magistradas e magistrados brasileiros que atuam na área de combate à violência de gênero e a importância de se fortalecer as medidas adotadas e a criação de espaços de diálogo que proporcionem um debate sobre o tema da violência.

Até a sexta-feira (23/10), a equipe da Coordenadoria da Mulher em Pernambuco participa de palestras e oficinas. Com o tema “Violência de Gênero e Covid-19: Desafios no enfrentamento de duas pandemias do século XXI”, as palestras vão abordar questões como o impacto da pandemia nos Direitos Humanos das Mulheres; Discriminações de Gênero, raça e etnia e seus reflexos na pandemia da covid-19; perspectivas na economia pós- pandemia e a mulher em situação de violência doméstica no mercado de trabalho, entre outras. Magistrados, servidores do Judiciário e o público em geral podem conferir a programação no site www.fonavid.com.

.....................................................................................................
Texto: Amanda Machado  |  Ascom TJPE
Foto: Cortesia

 


Organização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio