Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

Notícias Notícias

Voltar

Presidente do TJPE é homenageado com medalha comemorativa do Ministério Público

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, e procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, foi agraciado com a Medalha Comemorativa do Dia do Ministério Público de Pernambuco – Patrono Roberto Lyra. A cerimônia de outorga foi realizada na segunda-feira (14/12), no Centro Cultural Rossini Alves Couto, e contou com a participação dos homenageados de forma presencial e remota. Criada este ano, a comenda tem o objetivo de reconhecer personalidades e instituições por seus méritos de idoneidade moral e relevantes serviços prestados à sociedade e ao Ministério Público.

Em seu discurso de agradecimento, o desembargador destacou a importância do órgão ministerial na defesa dos interesses sociais. “O Ministério Público de Pernambuco honra o estado e as tradições de justiça e de cidadania. É uma das mais importantes instituições do país com a sua coragem e sua determinação em exercer realmente o seu papel em prol da cidadania e em defesa da sociedade. Portanto, é uma honra ser agraciado com esta medalha, representando o Poder Judiciário do estado de Pernambuco. Sei que essa outorga é a todo o Poder Judiciário, ao qual hoje estou representando. Tenho, portanto, uma enorme gratidão em poder também celebrar esta data, pelo carinho que tenho por esta magnífica instituição que realmente alicerça e concretiza a democracia do nosso país”, enfatizou o magistrado.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, falou sobre a trajetória do integrante do MPPE, o promotor de Justiça Roberto Lyra, que dá nome à honraria e exaltou sua atuação na promoção da cidadania. “Todos os agraciados, além de serem amigos do Ministério Público de Pernambuco, usam a energia de suas vidas para corrigir injustiças e transformar a realidade social. Eis o verdadeiro sentido da vida. Como dizia Roberto Lyra: ‘o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros ou quando encarnamos a luta dos outros como se fosse nossa’. Lutamos pela construção contínua da cidadania e da justiça social”, destacou.

Foram agraciados ainda o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo, além de autoridades e instituições. Representando todos os homenageados, o governador Paulo Câmara elogiou o esforço conjunto do Ministério Público junto às outras instituições em apoio ao Poder Executivo no trabalho de enfrentamento à pandemia.
........................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE


Organização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio