Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

Programação Programação

Confira a programação completa do X Fonavid Recife (PE) 2018 e o currículo dos palestrantes:
 

1º DIA - Segunda-feira, 12 de novembro

Abertura Solene, Conferência Magna e Coquetel - 19h - Auditório Desembargador Nildo Nery - Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE)

  • Composição Mesa Autoridades

  • Apresentação da Orquestra Criança Cidadã (OCC) e Coral do TJPE

  • Conferência Magna “12 anos da Lei Maria da Penha”

  • Conferencista: Maria da Penha Maia Fernandes

  • Apresentação “A Lei Maria da Penha em Cordel”

  • Cantor, compositor e repentista cearense: Tião Simpatia

 


2º DIA - Terça-feira, 13 de novembro

Credenciamento - 8h30 - Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE)

 

I Painel - Patriarcado Jurídico - 9h - Auditório Desembargador Nildo Nery - Esmape/TJPE

  • Presidente de Mesa: Juíza Ana Cristina Freitas Mota (TJPE)

  • Palestrante:  Ana Lúcia Sabadell - PhD em direito pela Universidade Politécnica de Atenas (Grécia) e professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Debatedora: Joana Chamusca Chagas - Gerente de programas do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, responsável pelas áreas de enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas, paz, segurança e ajuda humanitária. Há 17 anos na ONU Mulheres, é especialista em igualdade de gênero e direitos humanos das mulheres, e possui sólida experiência em planejamento, monitoramento e avaliação de programas de cooperação internacional. Foi especialista em gestão de conhecimentos do Fundo Fiduciário das Nações Unidas para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, onde desenvolveu sistemas e documentou boas práticas em todo o mundo. Entre 2003 e 2009, foi membro da Coalizão de Jovens pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos, onde treinava jovens para o Advocacy Internacional. Viveu, trabalhou e estudou em Cairo, Damasco, Londres, Nova Iorque, Paris e Ramalá. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e mestra em Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science.

 

II Painel - Dispositivo amoroso e processos de subjetivação das mulheres: sobre a prateleira do amor e a vulnerabilização psíquica - 10h30 - Auditório Desembargador Nildo Nery - Esmape/TJPE

  • Presidente de Mesa: Juíza Rúbia Celeste Cabral Pereira Tavares de Melo (TJPE)

  • Palestrante: Valeska Maria Zanello de Loyola – Professora adjunta do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC).

 

Intervalo - 12h - Almoço

 

III Painel - Gênero e masculinidades: reconstruindo relações com equidade - 14h - Auditório Desembargador Nildo Nery - Esmape/TJPE

  • Presidente de Mesa: Juiz Francisco Tojal Dantas Matos (TJPE)

  • Palestrante: Flávio Urra - Psicólogo, sociólogo e coordenador do Programa "E Agora José?" - Grupo Socioeducativo de responsabilização de homens. Coordenador do Curso de Gênero e Masculinidades para homens.

 

I Oficina - Programa de aprimoramento da alta performance e excelência de magistrados - Das 15h às 18h30 - Esmape/TJPE

  • Pró-excelência: Aperfeiçoando o julgamento e tomada de decisão a partir da neurociência

  • Objetivo: Explicar e transmitir aos participantes estratégias neurocognitivas, a partir de princípios e estudos da Neurociência, que favoreçam a atenção e a concentração baseados na integração de processos cognitivos, emocionais e comportamentais.

  • Público-alvo: Magistrados

  • Coordenador: Juiz Deyvis de Oliveira Marques (TJRN)

  • Palestrante: Regina Lúcia Nogueira - Pós-Doutorado em Neurociência - UNESP, doutorado e mestrado em Ciências/Psicobiologia (Neurociência) - USP, Prêmio “Highest Brazilian Articles” - ISI/USA, psicóloga e neurocientista da NeuroScience BR. Psicóloga e neurocientista do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT).

 

II Oficina - Grupos reflexivos de homens: metodologias e desafios - Das 15h às 18h30 - Esmape/TJPE

  • Objetivo: Capacitação para realizar trabalho com homens autores de violência doméstica e familiar contra mulheres, a partir das experiências do TJSP, TJRO, TJDFT e TJPE; apresentar indicadores da efetividade da metodologia aplicada; fomentar maneiras de contribuir para a estruturação do fluxo de atendimento a vítimas e agressores.

  • Público-alvo: Magistrados e técnicos das equipes multidisciplinares

  • Coordenador: Juiz Alvaro Kalix Ferro (TJRO)

  • Palestrantes:

Flávio Urra - Psicólogo, sociólogo e coordenador do Programa "E Agora José?" - Grupo Socioeducativo de responsabilização de homens. Coordenador do Curso de Gênero e Masculinidades para homens.

Aline Rodrigues Moreira Dantas - Psicóloga Chefe do Núcleo de Perícia Psicossocial dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Velho (RO). Mestre em Psicologia pela Unir. Pós-Graduada em Terapia Familiar Sistêmica pelo Centro de Formação e Estudos Terapeuticos da Família (Cefatef SP).

João Wesley Domingues - Supervisor substituto do Núcleo Judiciário da Mulher do Distrito Federal - NJM/TJDFT. Instrutor do Programa “Grupo Reflexivo de Homens”.

Mônica Regina Gomes da Silva - Mestre em Serviço Social pela UFPE. Assistente social da Vara de Violência Doméstica e Familiar de Igarassu (TJPE).

 

III Oficina - Incidência da interseccionalidade entre gênero e raça na violência contra a mulher - Das 15h às 18h30 - Esmape/TJPE

  • Objetivo: Aprofundar os conceitos de gênero, raça e interseccionalidade, visando a qualificar a discussão sobre os elementos que influenciam diretamente a violência contra a mulher. Num primeiro momento, as palestrantes trazem os elementos conceituais e teóricos que embasam o tema, e na sequência desenvolvem, através de uma oficina baseada em casos práticos, reflexões que subsidiem a elaboração de Planos de Trabalho para o combate efetivo à Violência contra Mulher no âmbito das Varas Especializadas.

  • Público-alvo: Magistrados e técnicos das equipes multidisciplinares

  • Coordenador: Juiz Ednaldo César Santos Júnior (TJSE) - Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade da Bahia (Uneb). Professor de Direitos Humanos e Políticas Raciais da Enfam.

  • Palestrantes:

Ana Paula Portella - Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestra em Saúde Pública (2008), pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Recife (PE). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas de Segurança da UFPE.

Ana Paula Maravalho Borges - Mestra em Direito Humanos e Liberdades Públicas pela Universidade de Paris 10 - Nantarre - França - 2004, com dissertação intitulada “A Evolução do Direito à Igualdade Racial no Brasil”. Advogada, graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, UFPE, 1991. Analista Judiciária / Oficial de Justiça Federal, na Justiça Federal de Pernambuco, desde 1993. Exerceu a Advocacia, atuando na área de Direito Ambiental, de 1991 a 1993. Associada fundadora do Observatório Negro, ONG voltada à defesa dos Direitos Humanos da População Negra, com grande atuação da defesa dos Direitos Humanos da Mulher Negra, exercendo por duas vezes a função de Conselheira Gestora. Palestrante e ministra cursos e oficinas temáticas de Direitos Humanos e Antirracismo.

 

IV Oficina - Respostas eficazes às violências contra as mulheres - Das 15h às 18h30 - Esmape/TJPE

  • Objetivo: Apresentar e promover uma resposta holística aos casos de violências contra mulheres com foco na segurança da vítima e responsabilização do agressor, tendo sobre a mesa Plano de Segurança - Análise de riscos, letalidade e recursos disponíveis às vítimas e sobreviventes.

  • Público-alvo: Magistrados e técnicos das equipes multidisciplinares

  • Coordenadora: Desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira - Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação da Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

  • Palestrantes: Daniela Grelin - Diretora Executiva do Instituto Avon, possui MBA em marketing global pela Thunderbird School of Global Management e pós-graduação em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, é especialista em liderança executiva pela Universidade de Pittsburgh, e bacharel em comércio exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA. Daniela também possui a certificação Six Sigma Black-Belt.

  • Facilitadora: Mafoane Odara - Psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Coordena a área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon. Tem se dedicado ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e serviços públicos relacionados ao enfrentamento das violências contra as mulheres e das desigualdades, a consolidação de programas de diversidade e direitos humanos em empresas e ao fortalecimento das mulheres na política institucional.

 

Intervalo - Das 16h às 16h30 - Coffee Break

 

 

3º DIA - Quarta-feira, 14 de novembro

IV Painel - Apresentação do projeto “Tem saída”: autonomia financeira para as mulheres em situação de violência - 9h - Auditório Desembargador Nildo Nery - Esmape/TJPE

  • Presidente de Mesa e expositor: Juiz Mário Rubens Assumpção Filho (TJSP)

  • Expositor: Samir José e Silva – Gerente de Gestão de Pessoas da Magazine Luíza

 

World Café Grupos Temáticos - 9h30 - Esmape/TJPE

I - Medidas protetivas e cível

  • Coordenador: Juiz Ariel Nicolai Cesa Dias (TJPR)

  • Expositores: Juíza Jacqueline Machado (TJMS) e Juiz Ben-Hur Viza (TJDFT)

  • Secretária: Juíza Patrícia Cunha Paz Barreto de Carvalho (TJSE)

II - Criminal e processual

  • Coordenador: Juiz Jamilson Haddad Campos (TJMT)

  • Expositora: Juíza Teresa Cristina Cabral Santana (TJSP)

  • Secretário: Juiz Marcelo Gonçalves de Paula (TJMG)

III - Legislativo

  • Coordenadora: Juíza Shirlei Hage Menezes (TJAC)

  • Expositora: Juíza Adriana Ramos de Mello (TJRJ)

  • Secretário: Juiz Mário Rubens Assumpção Filho (TJSP)

IV - Multidisciplinar

  • Coordenadora: Juíza Michele Scherer Becker (TJRS)

  • Expositoras: Juíza Madgéli Frantz Machado (TJRS), Juíza Andrea Hoch Cenne (TJRS) e Leina Mônica Temóteo de Sousa (Assistente Social do TJPI)

  • Secretária: Juíza Fabiana Pagel da Silva (TJRS)

 

Intervalo - 12h30 - Almoço

 

V Painel - Gestão do risco - 14h30 - Auditório Desembargador Nildo Nery - Esmape/TJPE
Presidente de Mesa: Juiz Rafael Carlos de Morais (TJPE)

  • Tema: Formulário Nacional de Avaliação de Risco: perspectivas e desafios 

  • Palestrante: Juiz Rodrigo Capez - Mestre em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito de São Paulo (USP) e doutorando pela mesma Universidade, ingressou na Magistratura em 1993. É juiz de Direito da 11ª Vara Criminal de São Paulo. Foi juiz titular da Vara Regional Leste 1 de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Foi juiz assessor da Vice-Presidência e da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Exerceu as funções de magistrado instrutor e de juiz auxiliar no Gabinete do Ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal, no período de maio de 2014 a maio de 2018. Atualmente, é juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
     

  • Tema: Plano de segurança: análise de riscos de letalidade e recursos disponíveis às vítimas e sobreviventes 

  • Palestrante: Mafoane Odara - Psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Coordena a área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon. Tem se dedicado ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e serviços públicos relacionados ao enfrentamento das violências contra as mulheres e das desigualdades, a consolidação de programas de diversidade e direitos humanos em empresas e ao fortalecimento das mulheres na política institucional.

 

Intervalo - 15h30 - Coffee break

 

Assembleia Geral X Fonavid Recife (PE) 2018 - Das 16h às 19h - Hall da Escola Judicial de Pernambuco - Esmape/TJPE

  • Coordenação dos trabalhos: Juíza Luciana Lopes Rocha (Presidente do Fonavid)

  • Secretário: Juiz Ariel Nicolai Cesa Dias (1º Vice-Presidente do Fonavid)

 

Jantar de encerramento por adesão - 21h - Restaurante Famiglia Giuliano
Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 3972, Boa Viagem, Recife (PE)

 


4º DIA - Quinta-Feira, 15 de novembro

Visita Guiada - 10h - Museu e Instituto Ricardo Brennand
Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n, bairro da Várzea, Recife (PE)

 
Na capital pernambucana, o Fonavid é organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, pela Assessoria de Comunicação Social e pela Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) – Poder Judiciário. A atividade conta com patrocínio máster do Instituto Avon e patrocínio do Magazine Luiza, do Consulado Honorário da Suécia em Recife e do Centro Universitário Uninassau.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), o Instituto Maria da Penha, o Instituto Patrícia Galvão, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis DF), o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), o projeto Corpo em Movimento - Corpo em Fluxo e o Galo da Madrugada apoiam o evento.

Organização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio